Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

O perigo das superbactérias
Antibióticos estão encontrando cada vez mais dificuldade para curar certas infecções bacterianas. Entenda o por quê e veja como evitar isso.
13 outubro 2011 |

O uso indiscriminado de antibióticos gerou uma grave consequência: o surgimento de superbactérias. Há outros motivos para isso, como interromper o uso da medicação antes do término do tratamento, prescrições erradas, remédios de baixa qualidade (ou falsificados) e falta de controle por parte dos governos.

Como resultado, bactérias se tornam resistentes à maior parte dos antibióticos e ameaçam vários tratamentos e cirurgias. As infecções causadas por esses micro-organismos deixam as pessoas doentes por mais tempo e elevam o risco de morte, uma vez que elas podem simplesmente não responder a qualquer tratamento disponível.

As superbactérias sempre existiram, mas eram restritas ao meio hospitalar. Agora, porém, estão por toda parte. Para piorar, à medida que os casos de bactérias resistentes aos antibióticos aumentam a cada ano, as indústrias farmacêuticas têm diminuído o empenho no desenvolvimento desse tipo de medicamento. Apesar do quadro preocupante, há medidas que podem frear o aparecimento de micro-organismos resistentes:

O que você pode fazer

• Ter uma boa higiene. Lavar as mãos com frequência com água e sabão previne doenças e a necessidade de uso de antibióticos.

Cozinhar bem alimentos, como carnes, e manipulá-los higienicamente. Assim evita-se doenças transmitidas por alimentos.

Tomar antibióticos só quando necessário e não interromper o tratamento sem recomendação médica.

O que profissionais da saúde devem fazer

• Aderir ao uso racional de medicamentos.

• Orientar os pacientes quanto ao uso correto dos medicamentos.

O que órgãos governamentais já estão fazendo

• A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou a sua Estratégia Global para Conter a Resistência Antimicrobiana, um documento que estimula os governos a tomar medidas para ajudar a conter a resistência aos antibióticos.

• No Brasil, para inibir a automedicação e ter maior controle sobre as prescrições, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que farmácias só vendam antibióticos mediante apresentação e retenção de receita.

Leia também

amazon-vende-brasil
bitcoin-criptografia
img-plano-saude1
celular-perdido

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.