• Use recursos como listas de tarefas e quadros de aviso.
• Converse com a criança e seus pais sobre o método mais fácil de estudo em casa. Proponha formas de estudos “diferentes” até encontrar a mais adequada.
• Evite ambientes com estímulos externos, como música. A sala de aula deve só ter elementos necessários. Murais com muitas informações devem ficar nos corredores.
• Sente a criança numa área com menos distrações e perto do professor.
• Evite instruções extensas e provas com enunciados longos. Deixe espaço entre as perguntas e seja claro nas instruções.
• Dê mais tempo para acabar os testes.
• Peça que os alunos repitam alternadamente as instruções, aumentando a atenção de todos.
• Use objetos para estimular o interesse.
• Mostre entusiasmo pela próxima lição.
• Atividades em duplas estimulam o envolvimento.
• Use recursos sonoros como sinos e bater palmas.
• Desenhe para explicar melhor. Estimule o aluno a fazer o mesmo.
• Use softwares motivadores para habilidades específicas e fixação (os que dão feedback e autocorreção).
• Alterne trabalhos intelectuais, como leitura, com os que exigem maior energia.
• Organize as aulas para que atividades que exigem mais concentração sejam feitas no início do dia/aula. Provas não devem ficar para o final do dia/aula, pois podem prejudicar os alunos (especialmente os com TDAH).
• Conscientize os alunos com TDAH de que seu comportamento impulsivo pode prejudicar todos. Eles precisam saber que interromper o professor ou as atividades pode ser muito improdutivo. Isso deve ser feito individualmente e sem culpá-los.
• Dê instruções positivas, que mostrem à criança o que deve ser feito e evitem que ela pare a atividade.
• Regras como levantar a mão em vez de gritar podem ser afixadas em lugares visíveis.
• Aumente a comunicação com os pais. Informe-os das datas de testes ou de atrasos na entrega dos trabalhos.
• Estabeleça uma relação de apoio com o aluno.
• Recompense progressos em vez de esperar pelo comportamento perfeito.