Notícia

Vacina tetra viral já está disponível

09 setembro 2013

09 setembro 2013

O Sistema Único de Saúde, SUS, já começou a disponibilizar a proteção, que substitui tríplice.

A partir de setembro de 2013, o SUS (Sistema Único de Saúde) passa a aplicar a vacina tetra viral, capaz de proteger contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora, que substitui a vacina tríplice viral para as crianças de 15 meses de idade.

A vacina tetra viral, porém, será disponibilizada exclusivamente para as crianças de 15 meses de idade que tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.

Catapora é doença leve, mas requer cuidados

Até agosto de 2013, os pais que desejassem vacinar os seus filhos contra a doença, também conhecida como varicela, eram obrigados a recorrer a clínicas particulares. A antiga tríplice viral não protegia contra esse mal.

É preciso atenção pois, na maioria dos casos, a catapora é uma doença leve, que evolui bem, mas que pode, por vezes, levar a complicações mais graves. 

Mesmo quem toma a vacina pode ter catapora. A diferença é que em uma criança vacinada a doença é bem mais leve. Para se ter uma ideia, a catapora normal provoca entre 250 e 500 lesões na pele – aquelas bolinhas vermelhas. A catapora em uma pessoa protegida varia entre 20 e 40 bolinhas, ou seja, menos de 10% do que em alguém não vacinado. 


Imprimir Enviar a um amigo