Notícia

Zika vírus: saiba como se proteger com repelentes

16 dezembro 2015

16 dezembro 2015

Saiba como se proteger do Zika vírus utilizando o repelente certo para suas necessidades. E, ainda, confira o resultado do teste com dez marcas de repelentes.

A relação entre o zika vírus e a microcefalia 

preocupa muitas pessoas e principalmente as gestantes, já que a doença provoca má-formação do cérebro de bebês. Por isso, a PROTESTE esclarece dúvidas sobre o assunto e ainda dá dicas de como se proteger dos mosquitos.




Sobre a existência de crianças menores de sete anos e idosos com sintomas neurológicos decorrentes do zika vírus, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que esses boatos não têm embasamento científico, foram apenas informações sem fundamento viralizadas em grupos de Whatsapp. Até o momento, não há qualquer registro deste tipo de caso.


O fato é que por tratar-se de uma doença recente, podem surgir muitas dúvidas, perguntas e informações desencontradas, especialmente na Internet. Por isso, é importante informar-se com fontes seguras para usar o repelente ideal para suas necessidades com eficácia comprovada.



Para ficar protegido o importante é usar repelentes tópicos que agem sobre a pele formando uma camada de vapor com odor repulsivo aos insetos. Estes produtos estão disponíveis com diferentes princípios ativos. Descubra qual o repelente ideal para suas necessidades:



Bebês de até seis meses: não podem usar repelentes, por isso é indicado o uso de roupas compridas, claras e leves, além de meias e luvas para proteger os pés e as mãos. É recomentado também evitar a exposição do bebê ao ar livre no fim da tarde, usar mosquiteiro na cama e no carrinho de bebê e instalar telas nas janelas. Na dúvida, consulte o pediatra.


Crianças entre seis meses e dois anos de idade: podem usar repelentes infantis que contenha o ativo IR3535, usar roupas compridas claras e leves, usar meias e luvas para proteger os pés e as mãos, evitar a exposição da criança no fim da tarde, usar mosquiteiro na cama e instalar telas nas janelas. Na dúvida, consulte o pediatra.

Crianças entre dois e 12 anos de idade:  podem usar repelentes infantis que contenha os ativos IR3535, Icaridina 20 a 25% ou DEET (Diethyl Toluamide) até 10%, usar roupas compridas claras e leves, usar meias e luvas para proteger os pés e as mãos, evitar a exposição da criança no fim da tarde, usar mosquiteiro na cama, instalar telas nas janelas. Na dúvida, consulte o pediatra.


Adultos e gestantes: podem usar repelentes que contenha os ativos IR3535, Icaridina 20 a 25% ou DEET (Diethyl Toluamide), usar roupas compridas claras e leves, usar meias e luvas para proteger os pés e as mãos, evitar a exposição da criança no fim da tarde, usar mosquiteiro na cama e instalar telas nas janelas.





Gestantes e pessoas com sensibilidade: todos os repelentes podem apresentar algum grau de toxicidade e causar reações indesejáveis, principalmente irritação na pele. De todos os ativos repelentes, o IR3535 é o menos tóxico. Sequencialmente, temos a icaridina e o DEET.

O ideal para gestantes e pessoas com sensibilidade é usar produtos à base de IR3535 e icaridina, mas, caso não seja possível, o DEET também é uma opção segura.




No caso de alergias:


O indicado é trocar o ativo repelente como o DEET por icaridina, ou o icaridina por IR3535, até encontrar uma a opção de maior tolerância.


Outros dispositivos repelentes

Existem outros tipos de dispositivos usados como repelentes, porém são ineficazes. Entre eles estão os repelentes ultrassônicos, extratos de alho e vitamina B1, velas (citronela), repelentes caseiros e  aplicativos para smartphones.




Confira os resultados do teste de eficácia com repelentes:


Produto

Composição

Proteção contra Aedes (horas)

Exposis extême

Icaridina 25%

02:45

Super Repelex Spray Familycare

DEET 6,79%

01:40

Xô inseto Spray para repelir insetos

DEET 5%

01:20

Repelente Spray Moskitoff

DEET 10%

01:30

Off Family Spray

DEET 6,65%

01:30

Johnson's Baby Loção antimosquito

IR3535 12,5%

01:10

Off Kids Loção

DEET 7,125%

01:20

Super Repelex Kids Gel refrescante

DEET 7,34%

01:10

Xô inseto Kids Loção para repelir insetos

DEET 7,34%

01:00

Turma da Mônica repelente infantil  loção

IR3535

01:00



E, ainda, assista ao vídeo sobre como fizemos o teste com repelentes:



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.


Imprimir Enviar a um amigo