Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Acupuntura contra a dor
Esta técnica da medicina tradicional chinesa é eficaz contra enxaquecas e náuseas. Mas nem o melhor terapeuta garante cura de doenças graves.
 
26 abril 1995 |

Agulhas simples, estimulação eléctrica, laser ou aquecimento através de uma planta são técnicas usadas pelos acupunctores para restabelecer o equilíbrio do organismo. Este é regido por uma energia vital que percorre 12 canais principais, conhecidos por meridianos, segundo a medicina tradicional chinesa. O desequilíbrio nesta energia causa mal-estar e doença. Para repor a saúde, o terapeuta insere agulhas em vários pontos do corpo. À luz da medicina ocidental, o mecanismo de acção da acupunctura ainda não está bem esclarecido, mas as agulhas estimulam o sistema nervoso a libertar substâncias com acção contra a dor.

Dor e náuseas

  • Está demonstrada a eficácia da acupunctura para a dor pós-operatória, de cabeça e dentes, náuseas durante a gravidez, segundo a Organização Mundial de Saúde. Pode ainda ter algum efeito contra a ansiedade, insónia e distúrbios de pânico.
  • Pelo contrário, os estudos indicam ausência de resultados desta terapia para emagrecer e deixar de fumar.
  • Doenças graves, como cancro, sida e outras que enfraqueçam o sistema imunitário e problemas psiquiátricos não são curáveis por este meio. As agulhas podem, contudo, aliviar alguns sintomas destas patologias ou decorrentes do tratamento, como as náuseas e vómitos após a quimioterapia.

Utilização segura

  • Desconfie de quem lhe prometer cura para doenças graves ou sugerir o abandono da medicina convencional.
  • Prefira um terapeuta que não se importe de responder a questões sobre a sua formação profissional. Um bom acupunctor avalia as queixas e condições de vida do paciente, pergunta se o problema está diagnosticado por um médico e quais os tratamentos efectuados. Explica o tratamento que recomenda e indica os resultados esperados e o preço.
  • Certifique-se de que são utilizadas agulhas descartáveis ou esterilizadas.
  • Não interrompa um tratamento convencional sem falar com o seu médico.
  • Mantenha o seu médico e acupunctor a par dos tratamentos que faz.
  • Caso tenha algum problema com estes serviços, contacte a Entidade Reguladora da Saúde: R. São João de Brito, n.º 621, L 32, 4100-455 Porto.

Leia também

seminario-proteste-consumo-futuro
seu-nome-limpo
ranking-empresas-mais-reclamadas
limpe-seu-nome

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.