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Novos resultados de teste de sistemas de retenção infantil para a América Latina e o Caribe
Conhecidas no Brasil como cadeirinhas, o SRIs avaliados são encontrados nos mercados daqui, Argentina, México e Uruguai
24 fevereiro 2021 |

Uma nova rodada de resultados do Programa de Avaliação de Sistemas de Retenção Infantil (PESRI), foi apresentada nesta quarta-feira (24) com a avaliação do desempenho de segurança de 12 Sistemas de Retenção Infantil (SRI), popularmente chamados de cadeirinhas no Brasil, vendidos na região da América Latina e do Caribe. Também são somados resultados de dois modelos que foram avaliados em 2019 apenas com instalação por ISOFIX e agora foram testados com cintos de segurança. Assista aqui os testes das cadeirinhas. Veja a tabela com todos os resultados ao fim do texto.

Os SRIs avaliados foram selecionados nos mercados da Argentina, Brasil, México e Uruguai; porém, os modelos também estão disponíveis em outros países da região. Os testes incluem seis modelos apenas para bebês (Britax Baby Safe 2, Chicco Autofix Fast, Cybex Aton Q, Cybex CloudQ, Maxi Cosi Cabriofix e Peg Perego Primo Viaggio SL), quatro modelos conversíveis para bebês ou crianças pequenas (Cybex Sirona S, Bébé Confort Axissfix, Maxi Cosi Axissfix Plus e D'bebe Confort) e cinco cadeiras multigrupo que podem ser usadas em várias configurações (Cybex Pallas M e M-Fix, Monza Nova IS, Kiddo Adapt e Bebesit Supersport) e podem ser usadas como Boosters. Os SRIs de multigrupo abrangem mais de um grupo de peso e são populares porque são uma solução para transportar crianças por vários estágios de crescimento. No entanto, os testes mostram novamente que dificilmente alcançam bons desempenhos em toda a variedade de uso.

Os resultados globais estão em linha com os anos anteriores e confirmam que os assentos multigrupo podem comprometer a segurança, especialmente os SRIs instalados com cinto de segurança. No entanto, três SRIs multigrupo (Pallas M-Fix, Kiddo Adapt e Bebesit Supersport) tiveram uma classificação de quatro estrelas.

Nos testes dinâmicos, foi registrado um SRI (D'bebe Confort) com cargas elevadas junto com movimentos indesejáveis do dummy e o colapso da estrutura completa do SRI, deixando o dummy solto durante o teste. O resultado disso é um alto risco de lesões que levou a uma pontuação baixa de uma estrela para este SRI.

A maioria dos SRIs na América Latina são instalados e presos ao veículo com cinto de segurança. Isso ocorre devido à ausência de ancoragens ISOFIX nos veículos, ausência de SRIs com ancoragens ISOFIX ou uma combinação de ambas, o que torna provável o "uso indevido" ou instalação defeituosa do SRI por folga ou pela perda gradual de ajuste com o passar dos dias, mesmo após uma instalação bem-sucedida.

Os SRIs instalados com cintos de segurança de veículos devem ser reajustados ou reinstalados uma vez por semana. A maioria dos veículos nas ruas da
região não estão equipados com ancoragens ISOFIX. No entanto, em linha com os novos padrões e tendências globais, é cada vez mais comum que novos modelos de veículos ofereçam ancoragens ISOFIX como equipamento padrão. As ancoragens ISOFIX permitem que o SRI também com ISOFIX seja instalado de forma rígida no veículo, de forma mais simples em relação ao cinto de segurança, já que as ancoragens ISOFIX contribuem para reduzir drasticamente o uso indevido e instalação incorreta; melhorando consideravelmente a segurança.

As instruções para os consumidores são um ponto importante de atenção. O uso correto do SRI determina o nível de proteção. Trajetos inadequados do cinto de segurança, folga nas tiras do cinto ou cinto do veículo e o uso de um SRI inapropriado (por exemplo, tamanho ou orientação incorretos) aumentam a probabilidade de consequências graves para as crianças em caso de acidente; independentemente das qualidades de proteção dos assentos quando usados de forma otimizada. Houve um desempenho ruim nesta análise, por exemplo, a D'Bebe oferece marcação ruim do trajeto do cinto, não tem a etiqueta de advertência do airbag para os assentos voltados para trás e a divisão por grupos pretende emular o Regulamento UN 44, mas da maneira errada. A Recaro Monza Nova e Monza Nova IS possuem manuais em preto e branco que não permitem apreciar a correta orientação e instalação do cinto de segurança, como nas versões coloridas.

Recomendações  

Para consumidores

Usar o SRI adequado voltado para trás para crianças pequenas com, pelo menos, 18 meses de idade e, quando possível, até três anos. Como a maioria dos veículos do mercado latino-americano precisa de proteção adequada contra impactos laterais, ao utilizar boosters, recomenda-se o uso de boosters com encosto para
melhorar a proteção em um eventual impacto lateral. Boosters sem encosto não oferecem proteção contra impactos laterais.

Todas as crianças devem usar algum tipo de SRI até atingirem, pelo menos, 1m35cm de altura.

Para os governos

O uso do SRI deve ser obrigatório para crianças de até 1m35cm de altura. O regulamento UNR129, junto com o UN-R44, deve ser exigido nas regulamentações da região. Acelerar a introdução de SRIs com ancoragens ISOFIX/Latch e de veículos com ancoragens ISOFIX sob o regulamento UN145 (ou UN14). Além disso, PESRI exige proteção frontal e lateral aprimorada.

Os SRIs devem ser capazes de suportar acidentes na vida real. Embora os testes PESRI sejam mais exigentes do que os regulamentos técnicos da ONU (Organização das Nações Unidas), a qualificação PESRI deve ser promovida e exigida para fornecer aos consumidores informações independentes sobre o desempenho dos SRIs.

Para os países que não possuem regulamentação sobre o uso e a obrigatoriedade dos SRIs, recomenda-se implementar a exigência de uso do SRI para crianças de até 1m35cm de altura e cumprimento dos regulamentos técnicos o mais rápido possível.

Para fabricantes de SRIs e fabricantes de veículos

Melhorar a facilidade de uso e instalação de SRIs em automóveis da região tornando as ancoragens ISOFIX universais e indicando corretamente os trajetos do cinto de segurança, bem como ajustes simples das tiras, preferencialmente que a operação possa ser realizada com uma mão.

Sobre os Regulamentos

Os SRIs devem cumprir os Regulamentos das Nações Unidas UN-R44 ou UN-R129, com os respectivos certificados concedidos pela Autoridade de Aprovação de Tipo (TAA) de um país membro do acordo da ONU de 1958, ou cumprir o regulamento técnico FMVSS 213 dos EUA, que é um sistema de autocertificação. O regulamento técnico UN 129 é o único que exige proteção em impactos laterais além de proteção em impactos frontais.

Os 14 modelos avaliados tiveram homologações UN-R44 ou UN-R129 concedidas pela TAA europeia, exceto a cadeira D'bebe Confort, que não possuía nenhuma certificação conhecida. Além do teste dinâmico, o R44 e o R129 prescrevem outras disposições, como codificação de cores dos trajetos do cinto, a presença de uma etiqueta de advertência de airbag nos SRIs voltados para trás etc. Essas diretrizes são para facilitar a instalação e evitar que os usuários usem SRIs voltados para trás de frente para um airbag ativado.

Um caso especial é a D'bebe que não possui nenhuma etiqueta de aprovação de regulamentoeuropeu ou autocertificação sob FMVSS. Parece ser um produto híbrido com uma combinação de certos requisitos do R44 e da FMVSS (quatro meses a quatro anos ou 25 kg como alguns SRIs sob a FMVSS e classificação por grupos de acordo com o UN-R44). Porém, não possui aviso de uso quando instalado voltado para trás de frente para um airbag ativo, a classificação por grupos está incorreta e as cores utilizadas para a guia dos cintos não atendem a nenhum dos regulamentos mencionados. O representante da marca afirmou que este SRI cumpre os padrões
internacionais de segurança, mas não pôde ser demonstrado.

A importância do Regulamento 129 (ou I-Size)

O novo Regulamento 129 da ONU coexiste com o Regulamento 44. O R129 está sendo implementado progressivamente, enquanto as partes equivalentes do R44 estão sendo gradualmente eliminadas. As principais melhorias do R129 são o transporte obrigatório de crianças voltadas para trás até, pelo menos, 15 meses de idade, considerando que esta posição oferece a melhor proteção para bebês e crianças pequenas em caso de impacto frontal. Além disso, inclui a introdução de requisitos como o fato de que as tiras do cinto possam ser ajustadas sem a necessidade de serem desconectadas para evitar problemas frequentes de mau uso, bem como requisitos de proteção lateral que estão ausentes em outros regulamentos.

O R129 atualmente é quase inexistente nas regulamentações dos países latino-americanos, o R44 é dominante. No contexto do fim do R44, bem como do maior nível de proteção oferecido pelo R129, os consumidores devem pressionar por uma introdução rápida do R129, pelo menos como uma alternativa coexistindo com o R44 ou ter seus requisitos implementados na legislação.

A seleção de produtos avaliados teve ênfase em produtos aprovados pelo Regulamento 129, com cinco SRIs aprovados em uma variedade de bebês, crianças pequenas e crianças usando boosters. PESRI manterá esses produtos como um alvo principal em futuras seleções.

Sobre o PESRI

O objetivo do PESRI é conscientizar os consumidores sobre a relevância do uso do SRI, fornecer informações sobre desempenho em segurança e gerar informações para a lista de referência do SRI para os testes do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP. Cada SRI é submetido a uma série de testes, como impacto frontal, impacto lateral e avaliação de facilidade de uso, resultando em uma classificação por estrelas de uma a cinco. O resultado dos testes permite que o consumidor tome uma decisão informada ao comprar um SRI.

O Programa de Avaliação de Sistemas de Retenção Infantil (PESRI) é uma associação de múltiplas partes interessadas que trabalha para alcançar os Objetivos Globais de Segurança Viária da ONU, fornecendo aos responsáveis pelo transporte de crianças da América Latina e do Caribe uma avaliação independente de alguns dos SRIs mais comumente adquiridos. Os parceiros do programa são Global NCAP, International Consumers Research & Testing (ICRT), Fundação FIA, Fundação Gonzalo Rodríguez (Uruguai), ProTeste (Brasil), ODECU (Chile), El Poder del Consumidor (México) e FIA Região IV.

Os SRIs foram testados em impacto frontal e lateral, como no teste ETC europeu. Os testes de impacto frontal foram realizados em parte da estrutura de um Volkswagen Golf. O impacto lateral é feito em um banco traseiro que atinge uma "porta" estática com inclinação de 10 graus que simula a intrusão desse tipo de impacto. Nem todas as configurações de posição de cadeiras são avaliadas, geralmente as posições mais exigentes são testadas. A facilidade de uso foi avaliada por meio de uma lista de verificação adaptada à situação na América Latina.

Tabela com resultados do PERSI

 

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