O Kia Picanto, produzido na Coreia do Sul, com airbag apenas para o motorista como equipamento padrão, não ganhou nenhuma estrela no primeiro resultado de 2020 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foi divulgado hoje, sob um novo protocolo de avaliação.
De acordo com a Latin NCAP o veículo recebeu os seguintes resultados de segurança: 0% para Ocupante Adulto, 29% para Ocupante Infantil, 51% para proteção de pedestres e 7% em Assistência à Segurança. Nem o Sistema Antibloqueio de Freios (ABS) nem o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) são padrão. Os airbags laterais para a cabeça não estão disponíveis nem como equipamento opcional. O possível equipamento de airbag frontal duplo não melhoraria a classificação do modelo, já que a proteção do ocupante adulto continuará a pontuar abaixo da porcentagem mínima para atingir até mesmo uma estrela.
O modelo foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicote cervical (whiplash) e proteção para pedestres. No impacto frontal, o tórax do motorista e do passageiro obteve um resultado de proteção ruim (cor vermelha), devido às cargas elevadas e instabilidade estrutural. No impacto lateral, o tórax apresentou proteção insuficiente, o que levou a que a pontuação desse teste fosse zero. O teste de chicote cervical (whiplash) também mostrou proteção cervical deficiente. O impacto lateral de poste não foi executado porque o veículo não tem proteção lateral padrão para a cabeça.
O Picanto não está em conformidade com os Regulamentos da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre proteção de pedestres. O Latin NCAP não recomenda a compra de veículos sem ESC, proteção de pedestres, airbags laterais de corpo e cabeça e carros zero e uma estrela.
O secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, falou sobre o resultado dos testes. "É decepcionante que um fabricante global de veículos como a Kia ofereça o Picanto com seis airbags, proteção para pedestres e ESC padrão por 8.700 euros nos mercados europeus, sendo que na América Latina o veículo proporciona níveis tão baixos de segurança, e nem sequer a segurança do veículo comercializada na Europa é oferecida como opcional. O Latin NCAP solicita e incentiva a Kia a agir e fazer melhorias substanciais no Picanto, bem como em toda a sua frota na região da América Latina e do Caribe. As informações sobre os níveis de segurança oferecidos pelos modelos devem ser obrigatórias em todos os mercados para que os consumidores da América Latina e do Caribe saibam que alguns modelos, que se assemelham ao mesmo modelo em outros mercados, proporcionam níveis de segurança muito mais baixos".
Para o presidente do conselho de administração do Latin NCAP, Ricardo Morales, é preciso atenção aos problemas. "Este primeiro resultado do ano mostra, mais uma vez, as más práticas que alguns fabricantes estão realizando, oferecendo veículos com menores níveis de segurança e equipamentos na América Latina e no Caribe em comparação com outras regiões do mundo. É inaceitável que o mesmo fabricante tenha esse padrão duplo. Para que isso deixe de acontecer, é necessário que os governos promovam as informações independentes e transparentes do Latin NCAP ao consumidor e, assim, melhorem os níveis de segurança dos veículos da região".