Desde 2003, avaliamos as coberturas das 12 maiores seguradoras do mercado. Neste ano, selecionamos: Sul América, BB Mapfre, Tókio Marine, Azul Seguros, Bradesco Seguros, Porto Seguro, HDI, Allianz, Zurich Minas, Liberty, Itaú Seguros e Marítima. Ao todo, analisamos 345 apólices, para seis perfis diferentes em cinco capitais.
Contratar tudo o que é oferecido pelo seguro não é a melhor opção. Mas, é importante saber que no seu seguro deve haver, no mínimo, seis coberturas. A primeira é a básica, conhecida como compreensiva, que cobre os prejuízos por colisão, incêndio, roubo ou furto e alagamento causado por enchente.
A cobertura de responsabilidade civil facultativa (RCF) garante ao segurado a indenização em caso de acidente que envolva terceiros, provocando danos materiais (RCF-DM) ou pessoais (RCF-DP). Já as coberturas de acidentes pessoais de passageiros por morte e a de acidentes pessoais de passageiros por invalidez asseguram a indenização por danos pessoais causados aos passageiros do veículo.
Em nosso teste, selecionamos o pacote mais básico de assistência 24 horas da seguradora e avaliamos quem oferece os serviços de guincho (e o limite da quilometragem), de hospedagem (e o máximo pago pelas diárias) e de disponibilização de carro reserva. Todos os 12 pacotes foram bem avaliados, mas para quem precisa de um carro reserva, sem adição de custo, as opções indicadas são: Allianz, Bradesco Auto/RE, HDI e Tókio Marine.
O segurado precisa saber quanto terá que desembolsar caso seu carro sofra algum sinistro (valor da franquia, que é cobrado em quase todas as situações – choque, colisão, capotamento, furto ou roubo parcial e fenômenos da natureza –, exceto quando houver perda total). Todas as seguradoras cobram franquias nos casos em que avaliamos.