Notícia

Seguro de automóvel: atenção às propostas

22 setembro 2014

22 setembro 2014

Para proteger seu carro sem comprometer o bolso, verifique atentamente o que as seguradoras cobrem e não cobrem. PROTESTE oferece ferramenta para escolher a apólice ideal.

Na hora de contratar o seguro para o seu automóvel, pesquise bastante para achar o mais apropriado ao seu perfil e preste muita atenção às entrelinhas do contrato, para evitar surpresas na hora de acioná-lo. 

Essas são algumas das principais conclusões de nosso teste de seguros para carros, em que analisamos mais de 300 apólices das 12 maiores empresas do ramo. Mas, com nosso exclusivo comparador de seguros, você recebe as propostas das melhores seguradoras para seu automóvel e seu bolso.

 

DESCOBRIR O MELHOR SEGURO PARA MEU CARRO

 

Restrições demais impostas para as coberturas

Constatamos que no geral as seguradoras precisam melhorar, principalmente nos itens contratuais referentes a exclusões, bônus e franquias. No primeiro item citado, caracterizado por situações não cobertas pelo seguro, como danos causados exclusivamente aos pneus e decorrentes de atos de guerra, todas se mostraram muito restritivas.

O sistema de bônus, que é o desconto adquirido na renovação do contrato, caso o seguro não tenha sido acionado durante sua vigência, é muito pouco explicitado, com informações vagas e insuficientes. Por isso, muitas empresas, especialmente Porto Seguro, Zurich Minas e Marítima, se saíram mal nesse quesito.

 

Valor de franquia das seguradoras é elevado

Quando o assunto é franquias, as empresas também desapontam. Para ser ressarcido em situações como choque, colisão, furto ou roubo, por exemplo, o segurado precisa desembolsar uma quantia média muito alta, e inaceitável, em torno de R$ 2.400,00.

Felizmente, os resultados foram mais animadores em outros itens analisados, como escolha da oficina e assistência 24 horas. Nesta última, todas as seguradoras foram bem avaliadas, com destaque para Allianz, Porto Seguro e HDI.

Melhor do Teste

O título de melhor do teste ficou com a HDI, pois foi a seguradora melhor avaliada em nosso teste. Porém você deve verificar se ela é a melhor alternativa para seu perfil, já que, para cada caso, é necessário levar em conta a relação custo benefício.

Cobertura territorial ampla no Brasil e exterior

Quem gosta de viajar de carro também pode ficar tranquilo, pois todas garantem proteção ao veículo em todo o território nacional, além de duas, HDI e Tókio Marine, cobrirem eventuais danos em alguns países do Mercosul.  


Idade e sexo afetam preço 

Além de contratar apenas o imprescindível às suas necessidades, fatores como idade e sexo do condutor e também marca e modelo do carro influenciam o preço do seguro. 


Imprimir Enviar a um amigo