Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Seguro de vida tranquiliza quem fica
Evite contratempos planejando seu futuro. Avalie as opções disponíveis no mercado e escolha a sua apólice.
02 abril 2013 |

O seguro de vida é dividido em duas modalidades. A individual cobre o risco de apenas um consumidor (pessoa física). A escolha das coberturas e dos respectivos capitais segurados fica a cargo do consumidor, que arca integralmente com o valor do seguro, calculado com base em suas características pessoais. E questões como vigência, formas de pagamento e beneficiários são decididas entre o consumidor e a seguradora.

Já a modalidade coletiva é contratada através de uma pessoa jurídica, que será responsável pela apólice e irá representar os consumidores perante a seguradora. Todos os detalhes do seguro são definidos por essa pessoa jurídica e não pelo consumidor individual. E o custo totalmente ou em parte pelo consumidor.

Idade avançada influencia no preço

Existem limites para a contratação, que costumam ficar em torno de 18 a 65 anos. Para menores de 14 anos, somente é possível contratar coberturas de sobrevivência, de riscos ou de reembolso de gastos com funeral ou de despesas médicas, hospitalares e odontológicas decorrentes de acidente pessoal.

cobertura básica e de contratação obrigatória é a cobertura de morte, válida em caso de morte natural ou acidental do titular (não confunda com o seguro de acidentes pessoais, que só indeniza em caso de morte acidental e, por isso, apresenta preços mais em conta). Consideramos importantes a cobertura de morte (natural e acidental) e a cobertura de invalidez por acidente.

Entre as coberturas complementares, aconselhamos as de invalidez por doença funcional e/ou a de doenças graves (especificadas e caracterizadas no seguro). Há também outras interessantes, como por exemplo,  morte do cônjuge e a dos filhos, as de diagnóstico de câncer e auxílio funeral.

Fique atento: algumas situações não estão cobertas, como morte ou invalidez decorrente de atos de operação ou de guerra, doenças preexistentes não declaradas na proposta de seguro, fenômenos da natureza e suicídio e suas tentativas nos dois primeiros anos de vigência do contrato.

Veja as nossas escolhas certas para a contração de um seguro de vida, com base na simulação feita de acordo com três perfis. 

Leia também

apple
remédios
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.