Notícia

Viaje com sustentabilidade

04 dezembro 2012

04 dezembro 2012

Programe seu roteiro incluindo preocupações ambientais e divirta-se de maneira mais responsável e consciente.

Antes de colocar os pés na estrada para curtir as férias, pense que é possível conhecer outras cidades sem deixar de lado as preocupações ambientais e as atitudes sustentáveis. As dicas a seguir são essenciais para a preservação do meio ambiente e fazem parte do Passaporte Verde, uma iniciativa da Força-Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável.

O objetivo é estimular o turista a adotar uma postura responsável enquanto viaja. Ou seja, respeitar o meio ambiente e favorecer a economia local e o desenvolvimento das comunidades que está visitando. No Brasil, a campanha é coordenada pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Dicas para escolher um destino ecologicamente correto:

  • Pesquise se o destino que você está cogitando conhecer oferece meios de transporte, acomodações, tratamento de lixo e esgoto e políticas sustentáveis em parceria com a comunidade.
  • Procure sites especializados em ecoturismo e turismo sustentável , que auxiliam a escolher destinos que permitam verdadeiras experiências de aprendizado e benefícios recíprocos tanto para o viajante como para as comunidades.
  • Escolha as operadoras de turismo, pousadas e hotéis comprometidos com o desenvolvimento sustentável do município, que evitem danos ambientais e que façam usos mais eficientes dos recursos.
  • Dê preferência aos prestadores de serviços locais, para viabilizar o desenvolvimento econômico, com distribuição de renda, dando mais oportunidades de inserção social para a população da área visitada.

Meio de transporte e bagagem consciente:

Ao decidir qual meio de transporte irá usar para viajar, leve em conta os níveis de poluentes que eles produzem. Tente escolher os transportes coletivos, ao optar por trem ou ônibus você ajuda a poluir menos o meio ambiente.

Bagagem pesada faz com que o meio de transporte emita mais CO2 e também gera mais lixo. Por isso, na ida, tente não levar nada que você poderá comprar no local. Entre os itens inevitáveis, leve-os fora da embalagem, para não produzir lixo. Na bagagem de volta, leve sacos com lixo reciclável, caso não tenha encontrado onde descartar.


Imprimir Enviar a um amigo