Especial

Selos PROTESTE: garantia de qualidade para você

07 fevereiro 2018
montagem 3

07 fevereiro 2018
Escolher entre um produto ou outro está muito mais fácil! Desenvolvidos pela PROTESTE, os selos Melhor do Teste e Testado e Aprovado passam a estampar embalagens de diversos produtos disponíveis no mercado, garantindo, assim, que o item levado para casa realmente tem boa qualidade.

Tire suas dúvidas

Em breve, você vai encontrar os selos Melhor do Teste e Testado e Aprovado em várias embalagens de produtos disponíveis no mercado e em diversos canais de comunicação. Nossa ideia é garantir que o consumidor leve para casa, entre outros itens, alimentos, produtos de higiene e limpeza, eletrônicos e eletrodomésticos de boa qualidade. Para saber mais sobre o tema, confira as perguntas e respostas abaixo. 

dúvida

Por que a PROTESTE vai licenciar seus selos?

Nosso principal objetivo é apresentar aos consumidores um instrumento capaz de ajudá-los a fazer a melhor escolha na hora da compra. 

A PROTESTE cobra pela utilização dos selos?
Ao tornarmos os selos acessíveis ao público, deixamos que todos os consumidores se beneficiem dos resultados dos nossos testes, e não apenas nossos associados. Assim, consideramos justo que as empresas interessadas em usar essa informação como argumento comercial tenham acesso a essa vantagem por meio da compra de licença de uso dos nossos selos. O dinheiro será totalmente reinvestido tanto no financiamento de novos testes quanto no desenvolvimento de serviços.

Quem pode solicitar a licença para usar os selos?

As licenças de utilização dos selos estão reservadas a produtos que conquistam o título de Melhor do Teste e também àqueles que alcançam uma boa avaliação em nossos testes comparativos. Nesse casos, eles ganham o selo Testado e Aprovado. 

montagem 2

Como é concedida a licença?
Mensalmente, a PROTESTE lista os produtos que alcançaram o título de Melhor do Teste e boa avaliação nos estudos divulgados nas revistas ou nos comparadores presentes em nosso site. A partir daí, a associação entra em contato com os fornecedores para questioná-los sobre o interesse em adquirir uma licença. São então fornecidas todas as informações necessárias e, após o pagamento, os fornecedores devem comunicar de que maneira pretendem utilizar o selo adquirido. Depois da validação, as marcas estão autorizadas a usar os selos de acordo com condições e prazos estipulados em contrato. 

Qual é a duração prevista para uma licença?
As licenças têm prazo de validade de seis meses, sendo possível a renovação por mais seis meses. Somente as licenças concedidas a alguns produtos alimentares não são passíveis de renovação.

calendário

A utilização do selo por fornecedores pode comprometer a independência e a imparcialidade da PROTESTE?

De forma alguma. O fato de vendermos a licença de utilização dos selos não afeta nossa independência e imparcialidade. A maneira como selecionamos os produtos e a forma como os testes são realizados não mudam. Tais seleções e procedimentos continuam a ser feitos por nós, como sempre. As empresas só são informadas dos resultados dos testes após a publicação dos mesmos. Ou seja, a decisão de comprar a licença para utilizar o selo não tem qualquer influencia sobre os estudos.

Um fabricante pode pedir que um produto seja testado? Ou, ao contrário, impedir a avaliação?
Não. Nossos especialistas escolhem os itens que serão testados, assim como os critérios analisados. As empresas não podem pedir que seus produtos sejam testados ou impedir a análise. Todos os anos, levamos vários produtos de diversos segmentos ao laboratório para a realização de testes independentes.

laboratório

Quais condições devem ser respeitadas na utilização dos selos?

Quem compra uma licença tem que respeitar uma lista de regras. Deve ainda cumprir vários critérios na sua comunicação (dimensões, proporções, cores, prazos, entre outros). Com isso, queremos assegurar que os consumidores tenham acesso a informações claras, corretas, e, é claro, a produtos de qualidade. 

Há vigilância sobre a utilização correta dos selos?
Sim. Ao adquirir uma licença, a marca se compromete a declarar qualquer uso previsto para os selos à PROTESTE. Denúncias relacionadas à má utilização dos selos serão devidamente apuradas e podem ser encaminhadas por meio do endereço selosproteste@proteste.org.br. 

Imprimir Enviar a um amigo