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10 dicas para contratar serviços
Está com problemas com internet, telefone ou TV? Saiba que você pode cancelar a assinatura a qualquer momento. Mesmo que tenha um plano de fidelidade.
31 agosto 2017 |
Telecom

Já notaram como as queixas contras as operadoras de telecomunicações são cada vez mais recorrentes? Mas, se por um acaso, você for vítima de serviço mal prestado, saiba que não precisa aguentar – mesmo que tenha plano de fidelidade.  De qualquer, para evitar dor de cabeça, o melhor é pesquisar para achar o melhor plano, seja de internet, telefone ou TV. E nós o ajudamos nessa tarefa. Siga as nossas dicas e... divirta-se!

1. Pesquise. Antes de contratar um serviço de Telecom, faça um levantamento para verificar as melhores condições, planos e quais se adequam à sua demanda. Além disso, cheque se a empresa possui muitas reclamações na Justiça, na PROTESTE ou em sites coletivos. 

2. Verifique as condições técnicas. Procure saber se há sinal na área em que o serviço será mais utilizado.

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Leitura de contrato

3. Leia o contrato. Depois de escolhido o plano, esmiúce o contrato, observando cada detalhe do mesmo, para confirmar se tudo que foi ajustado consta no documento. 

4. Esclareça as dúvidas. Não saia da negociação sem entender algo. Peça para o vendedor esclarecê-las e escrever no contrato os detalhes que não estão bem claros. 

5. Anote o protocolo. Caso o contrato seja feito por telefone, não se esqueça de pedir o número do protocolo das ligações. Assim, você terá provas do que foi dito na negociação.

6. Peça a cópia do contrato. E o faça no momento da contratação do serviço. 

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Escolha do celular

7. Observe o limite de franquia de voz e dados. E mais: se ocorre bloqueio após esse limite do consumo, se há cobrança após esse limite e se há previsão de fidelidade ou carência.

8. Cancele a assinatura.  Caso o serviço não seja prestado da forma adequada, você pode rescindir o contrato, a qualquer momento e sem custo adicional. Esse cancelamento poderá ser feito, inclusive, nos casos em que há um plano de fidelização, geralmente oferecido pelas operadoras de telefonia em troca de descontos ou aparelhos.

9. Registre a queixa. Se ocorrer uma irregularidade, reclame diretamente com a empresa por meio do atendimento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). 

10. Procure ajuda. Caso a reclamação não seja atendida pela prestadora do serviço, recorra ao órgão regulador, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ou às organizações de Defesa do Consumidor, como a PROTESTE. Também é valido procurar um advogado ou a Defensoria Pública, para os casos que exijam  uma ação judicial.


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