Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

11 vezes em que fizemos a diferença na vida do consumidor em 2017
No ano que passou, muitas outras vitórias foram conquistadas pelos nossos especialistas em Direito do Consumidor. Em 2018, queremos muito mais!
15 março 2018 |
proteste-fez-diferenca

O consumidor é a razão de nossa existência. É por ele quem trabalhamos todos os dias para fazer com que empresas de todo o Brasil respeitem os seus direitos.

Em 2017 tivemos grandes feitos em prol da defesa do consumidor, e hoje, no dia do consumidor, trazemos para você uma retrospectiva de nossos principais testes, vitórias e ações realizadas que marcaram o ano que passou. Confira:

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
De olho no tempo de proteção dos repelentes 
Na edição 69 da nossa revista PROTESTE Saúde (), testamos 11 produtos e, apesar da boa avaliação geral, encontramos resultados preocupantes principalmente no que diz respeito ao tempo de proteção informado pelas empresas nos rótulos dos produtos.

Além dos fabricantes terem sido denunciados junto á Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a PROTESTE solicitou a alteração das embalagens dos produtos e todo o material publicitário usado para promovê-los.

Rações para cachorros: qual a melhor?
Pela primeira vez testamos rações para cães. O teste avaliou 15 marcas e revelou que somente oito delas apresentam, realmente, boa qualidade. Uma delas ainda teve resultado insatisfatório, clique aqui e saiba qual foi ela.

O estudo mostrou ainda que é possível economizar R$ 26 e, mesmo assim, garantir uma boa alimentação para o seu amigo peludo. 

A batalha dos azeites
Os azeites estiveram na nossa mira durante todo o ano. Realizamos dois testes no ano passado (veja aqui e confira aqui) e em ambos foram detectados problemas graves.

Entre as principais irregularidades encontradas estão produtos fraudados (vendidos como azeite, mas sendo na verdade mistura de óleos), alimentos vendidos como extravirgens sendo somente virgens, etc.

azeite-escolher

DINHEIRO E DIREITOS
Qual é o melhor cartão de crédito sem anuidade e taxas do mercado?
Avaliamos os principais cartões de crédito sem anuidade e taxas do mercado. Entre eles estavam Nubank, Digio, Inter e Credicard Zero. Quer saber qual se saiu melhor e foi eleito a “escolha certa”? Clique aqui e saiba mais!

Brasileiros e os maiores juros do mundo
A PROTESTE comparou as taxas cobradas no rotativo dos cartões de crédito em oito países e constatou mais uma vez o Brasil tem as maiores. Em alguns casos, encontramos juros exorbitantes no rotativo que podem chegar até 830% ao ano. Quer saber o quanto o brasileiro paga a mais e como evitar esse problema, veja aqui!

juros

Home Broker é tudo igual?
Outro momento importante no ano de 2017 foi o nosso teste de home broker, publicado na edição 67 da nossa revista Dinheiro & Direitos (associe-se agora e receba as nossas revistas). Avaliamos nove corretoras, e o resultado mostrou a Clear, a Mirae, a Easyinvest, a XP Corretora como as “escolhas certas” e revelou que quase todas são seguras e eficientes. 

O que fazer quando produtos de 2ª mão dão problema?
Na edição 68 da revista Dinheiro & Direitos (associe-se agora e receba as nossas revistas) mostramos que se você comprou o item de 2ª mão em uma loja, então tem grandes chances de ter seu problema resolvido. No artigo tiramos as algumas dúvidas, tais como: o prazo que alguém pode devolver o produto em caso de arrependimento, o que fazer caso o produto seja comprado em sites de compras coletivas, como proceder caso o produto apresente um vício oculto e muito mais.

PRODUTOS E SERVIÇOS
Chevrolet Onix: nota zero em segurança
O programa Latin NCap , do qual a PROTESTE faz parte, realizou testes com o carro Chevrolet Onix, e mostrou que o veículo mais vendido do Brasil era também um dos mais inseguros. O modelo recebeu zero estrelas para a proteção de passageiros adultos e três para a de crianças, e constatou que há perigo grave em casos de impacto lateral. O assunto repercutiu muito na mídia e você encontra todas as informações sobre o estudo clicando aqui.

Após nossa denúncia, o fabricante efetuou mudanças estruturais no Onix. Com isso, o novo modelo apresentou uma melhor nota nos testes de colisão, em novo ensaio também realizado pela Latin NCap, em janeiro de 2018, recebendo três estrelas na proteção de passageiros adulto, mantendo três estrelas para as crianças.

 onix

Descubra como economizar quase 3 mil reais por ano no supermercado!
Pelo 12º ano consecutivo, preparamos um Guia de Preços de Supermercados que avalia o resultado de uma ampla pesquisa em 22 cidades de 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A análise mostrou que se o consumidor mudar ou adaptar os hábitos de compra pode poupar cerca de R$ 2.819 por ano. Confira a matéria completa sobre o estudo aqui!

Os riscos do fogão Atlas
Após testes e denúncia feita pela PROTESTE, o Inmetro decidiu suspender dois modelos de fogão Atlas. O modelo 5 bocas Top Machine foi denunciado por possuir liberação de CO superior ao permitido por lei, enquanto que o modelo Atlas Coliseum 4 bocas apresentou risco de tombamento, o que poderia causar lesões ou queimaduras graves aos usuários.

Após nossa denúncia, o fabricante fez um recall voluntário dos dois modelos. No modelo Coliseum, realizou as melhorias e ajustes necessários, voltando a comercializá-lo. Já com relação ao modelo Top Machine, a Atlas decidiu não mais comercializar o produto.

O plug-in ideal para quem quer pagar menos em compras online
Para evitar que você perca tempo entrando de site em site para comparar preços, lançamos, em 2017, o Mais Barato PROTESTE - um plug-in para navegador de Internet que faz uma busca automática pelas melhores ofertas.

Quando estiver fazendo uma busca de um produto nas principais lojas on-line, aplicação é capaz de avisar na tela se há alguma outra loja com preço mais barato. Clique aqui e saiba mais sobre nosso plug-in.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907 (de celular).

Leia também

apple
cobertura-seguro-carro
seu-nome-limpo
selo-proteste-aprovado

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.