12 dicas para uma boa compra pela Internet

1 - Pesquise na Internet se existem reclamações da loja
Um dos melhores indicativos é saber se a loja não vem causando transtornos a outros consumidores. Se existirem muitas pessoas reclamando, você poderá ser o próximo. Evite esses sites, pois já é um mau sinal.
2 - Pesquise, também, no site do tribunal de justiça do seu estado
Talvez dê um pouco mais de trabalho, mas vale muito a pena. Os tribunais divulgam a lista das empresas mais processadas, e isso indica que tais empresas têm muitos problemas. É sempre bom fugir de problema! Lembrando que facilidade e preço baixo pode ser um grande atrativo, porém o mais importante é a segurança.
3 - Peça orientação a um amigo
Caso saiba de alguém que já tenha comprado na loja em questão, pergunte se a compra foi tranquila, se a empresa cumpriu o prazo corretamente e se o produto chegou em perfeito estado. Se deu certo com o seu amigo, há muita chance de dar certo com você também.
4 - Procure comprar em sites conhecidos
Dê preferência a sites de renome ou com boa reputação no mercado, que tenha endereço físico, telefone e CNPJ. Comprar em lojas apenas virtuais pode se tornar um problema, pois, em eventual reclamação, o consumidor não conseguirá notificar formalmente a loja para a troca de um produto ou a devolução do dinheiro, por exemplo.
5 - Certifique-se de que o site é seguro
É importante verificar se o site oferece segurança no registro dos dados pessoais e do número do cartão de crédito. Tem que a figura de um cadeado no canto direito superior da página na Internet.
6 - Fique atento ao comprovante
Após finalizar a compra, a loja deverá enviar um comprovante do pedido e do pagamento. Se não receber, o consumidor deve exigir imediatamente. O comprovante será fundamental para eventual reclamação junto ao Procon ou em ação judicial.
7 - Cuidado com dados pessoais sigilosos
Para efetuar uma compra, você terá de informar vários dados pessoais e sigilosos. Por isso, evite comprar utilizando computador de outra pessoa ou mesmo em rede de Internet coletiva, como lan house. Profissionais mau intencionados podem tentar roubar suas informações.
8 - Ofertas muito atrativas podem ser armadilha
Analise se a oferta está dentro da média do mercado. É um momento em que precisa ter frieza, pois a tendência é correr para aproveitar, mas pode ser uma armadilha. Desconfie das ofertas muito tentadoras. É impossível todas as lojas do mercado oferecerem um produto a 100 e um site, isoladamente, oferecer por 10.
9 - Não faça depósitos em nome de pessoa física
Se está comprando de uma loja, o pagamento deve ser feito à loja e não a terceiros.
10 - Consulte a lista de sites fraudulentos
Antes de comprar, confira a lista atualizada de sites fraudulentos divulgada pelos órgãos de defesa do consumidor. Você pode acessar o ranking das empresas mais reclamadas no Serviço de Defesa do Consumidor da PROTESTE, ou consultar o Procon de São Paulo, por exemplo, que divulga uma lista de sites que devem ser evitados.
11 - Você pode desistir da compra
Se chegar um produto diferente do que foi comprado, vocêr pode desistir da compra e devolver o produto no prazo de 7 dias. O consumidor não é obrigado a ficar com um produto que não quis comprar. E mais, poderá desistir e devolver ainda que o produto esteja em perfeito estado e seja o mesmo comprado. Nem precisa justificar o motivo da devolução, basta olhar e não gostar. Essa é uma das vantagens da compra pela Internet ou por telefone.
12 - Não compre se não houver segurança
Se um site oferece uma excelente condição de compra, mas não preencher os requisitos de segurança, desista do negócio, por mais tentador que seja, e procure outro site ou vá a uma loja física.
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