Consideramos as informações das embalagens vagas e insuficientes para o uso dos produtos.Por isso, enviamos os resultados do teste à associação do setor solicitando que os fabricantes melhorem as instruções na embalagem.
19 setembro 2013 |
Compartilhar
Receba gratuitamente nossas principais notícias no seu e-mail
A PROTESTE constatou que as embalagens dos sabões em pó e líquido não oferecem informações claras e suficientes para a melhor utilização do sabão em pó. Constatamos apenas informações padronizadas como “utilize uma dose equivalente a um copo americano”. Existem no mercado diferentes modelos de máquina de lavar, com capacidade de seis a 12 quilos. Logo, a informação padrão não permite ao consumidor extrair o máximo de qualidade do produto sem desperdícios.
A prestação de informações vagas e insuficientes ofende um básico direito do consumidor. Por isso, enviamos os resultados deste teste à associação do setor, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), solicitando que os fabricantes informem na embalagem e no site dados mais precisos de como o sabão deve ser utilizado, levando em consideração a capacidade da máquina e a quantidade de roupa a ser lavada. Solicitamos também ao Inmetro a definição da forma de mediação para esse produtos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.