Notícia

Associações de consumidores contam histórias de sucesso

20 novembro 2015

20 novembro 2015

PROTESTE apresenta duas campanhas lançadas neste ano: uma, de aferição da velocidade da Internet; outra, contra a taxa de juros abusiva dos cartões de crédito. 


Boa parte do terceiro dia do Congresso Mundial da Consumers International, nesta sexta, 20, foi reservada para contar histórias. 


Em 18 diferentes encontros, as associações de consumidores apresentaram relatos de campanhas de sucesso ou debateram temas sobre os quais atuam. 


As histórias abordaram temas desde a energia até o turismo, passando pelas dietas alimentares e pela sustentabilidade.


Em um desses encontros, que foi adiado do dia anterior, a coordenadora institucional da PROTESTE, Maria Inês Dolci, relatou como foi a campanha “Teste minha Internet”, lançada em março. 


Devido ao grande número de reclamações dos associados, a PROTESTE ofereceu aos consumidores uma ferramenta que permite medir a velocidade da conexão à Internet


Quase 156 mil pessoas utilizaram a ferramenta online. Para quem constatou que a velocidade disponível era, de fato, inferior à contratada, a Associação orientou como buscar uma reparação. A campanha foi retomada no mês passado.


Mais tarde, em outra reunião, a mesma Maria Inês apresentou a campanha “PROTESTE contra o endividamento”, cujo principal objetivo é conseguir a redução dos juros cobrados no crédito rotativo do cartão, que chegam a 748% ao ano, de acordo com os estudos realizados pela Associação.


A consequência dessa taxa elevada, assim como da oferta irresponsável de crédito ao consumidor, apontou Maria Inês, resulta no crescente endividamento do consumidor.


“Queremos mais transparência na informação que é passada para o consumidor”, reivindicou ela. “Entre as dez empresas mais reclamadas no serviço de atendimento da PROTESTE, quatro são bancos”.


O Congresso Mundial da Consumers International reúne associações de consumidores de todo o mundo, e pela primeira vez está sendo realizado no Brasil – mais exatamente em Brasília. Participam cerca de 450 delegados de 80 países. Você pode ver mais informações sobre o evento aqui.


O sábado, dia 21, será dedicado exclusivamente à eleição do novo Conselho da Consumers International e à assembleia geral da entidade.




Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor nos telefones: (21) 3906-3900 (de telefone fixo) e 0800 201 3900 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo