Em caso de dúvida, o consumidor poderá verificar se o peso informado no produto é verdadeiro.
Sabe quando você escolhe um alimento embalado no próprio supermercado, lê o rótulo e fica com aquela dúvida: será que esse produto pesa mesmo o que diz?
Desde o dia 29 de junho, os consumidores que forem a pequenos mercados, supermercados e hipermercados do estado do Rio de Janeiro têm a oportunidade de esclarecer essa dúvida na hora, graças às balanças de precisão que se tornaram obrigatórias nesses estabelecimentos.
Poupe até R$ 3 mil por ano no supermercado
A Lei 8041/18 determina que os supermercados e hipermercados deverão instalar duas balanças em local visível, de fácil acesso e com ampla divulgação. Já os estabelecimentos de pequeno porte poderão oferecer uma. Não especifica, contudo, se elas devem ser obrigatoriamente digitais.
Os equipamentos vão permitir que os consumidores verifiquem o peso de qualquer produto, sobretudo aqueles embalados no estabelecimento. Lembre-se de verificar se a tara (o peso) da embalagem foi considerada na medição.
É proibido cobrar preço diferente por bebida gelada
Prós e contras de compras on-line
Se a loja não oferecer as balanças exigidas, denuncie ao Procon Carioca ou ao Procon do estado do Rio.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).