Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Balanças para conferência de peso se tornam obrigatórias no estado do Rio

Em caso de dúvida, o consumidor poderá verificar se o peso informado no produto é verdadeiro.

18 julho 2018 |
balan;a-mercado

Sabe quando você escolhe um alimento embalado no próprio supermercado, lê o rótulo e fica com aquela dúvida: será que esse produto pesa mesmo o que diz?

Desde o dia 29 de junho, os consumidores que forem a pequenos mercados, supermercados e hipermercados do estado do Rio de Janeiro têm a oportunidade de esclarecer essa dúvida na hora, graças às balanças de precisão que se tornaram obrigatórias nesses estabelecimentos. 

Poupe até R$ 3 mil por ano no supermercado 

A Lei 8041/18 determina que os supermercados e hipermercados deverão instalar duas balanças em local visível, de fácil acesso e com ampla divulgação. Já os estabelecimentos de pequeno porte poderão oferecer uma. Não especifica, contudo, se elas devem ser obrigatoriamente digitais.

Os equipamentos vão permitir que os consumidores verifiquem o peso de qualquer produto, sobretudo aqueles embalados no estabelecimento. Lembre-se de verificar se a tara (o peso) da embalagem foi considerada na medição. 

É proibido cobrar preço diferente por bebida gelada

Prós e contras de compras on-line 

Se a loja não oferecer as balanças exigidas, denuncie ao Procon Carioca ou ao Procon do estado do Rio.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).

Leia também

abertura
Img_Azt_Tradicao_2018
panela-de-pressao
dessalgar-bacalhau

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.