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PROTESTE participa de ação de fiscalização nos aeroportos
Em parceria com a OAB, Procons e outras entidades de defesa do consumidor, nossos especialistas em direito do consumidor avaliaram se as empresas estão cumprindo os requisitos das novas regras do transporte aéreo
27 julho 2018 |
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Na manhã desta sexta-feira (27/7), os especialistas em direito do consumidor da PROTESTE, liderados por Cristiane Cepeda, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro e Lívia Coelho no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, participaram de um movimento nacional nos aeroportos brasileiros na luta pelo direito dos passageiros

A ação, chamada de “Blitz dos Aeroportos”, que está em sua segunda edição, foi criada para fiscalizar o cumprimento da resolução 400/2016 da ANAC. Durante a blitz, foi constatado descumprimento quanto à pesagem, medição das bagagens e atendimento preferencial. A PROTESTE entrevistou consumidores que se declararam insatisfeitos com a questão da da cobrança para despacho  de bagagens , visto que não houve a queda nos preços das passagens aéreas como esperado. 

Presentes nas novas regras do transporte aéreo, quatro pontos essenciais foram fiscalizados:

- Atendimento preferencial;
- Informações sobre bagagem;
- Alteração contratual;
- Cobrança adicional de “Declaração especial de valor”.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todas essas informações devem ter fácil acesso e estar disponíveis de forma clara e objetiva  a todos os consumidores. 

 

Empresas autuadas

No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, de seis empresas fiscalizadas, duas foram autuadas. A Passaredo Linhas Aéreas, foi a que apresentou mais irregularidades. A empresa disponibiliza a metragem errada da bagagem de mão, não oferece a “Declaração especial de valor” aos passageiros, além de não informar de forma clara o preço da bagagem despachada e não estar com alvará de funcionamento. 

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi autuada por não oferecer a “Declaração especial de valor” aos passageiros e as medidas do gabarito da bagagem de mão estavam erradas. 

A Passaredo e a Azul foram autuadas e têm dez dias para apresentar suas defesas e fazer as correções necessárias. Caso não atendam no prazo estipulado, serão multadas.

Em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos não foram encontradas irregularidades, já em Congonhas e Campinas foram constatadas irregularidades referentes ao atendimento preferencial na empresa Azul Linhas Aéreas. O aeroporto de Viracopos também foi autuado por não cumprir as regras de atendimento preferencial. A empresa e o aeroporto responderão processo administrativo podendo serem multados ao final.

Conheça as responsabilidades que as empresas aéreas têm com você quando algum problema atrapalha seu voo

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