Qual será a percepção do brasileiro acerca do consumo ético, termo, bastante em voga, usado para descrever serviços e produtos ecológica e eticamente corretos? Nossa pesquisa inédita, que ouviu também consumidores espanhóis, portugueses, italianos e belgas, mostra que ‘ceticismo’ pode ser uma resposta apropriada.
Aproximadamente 81% dos entrevistados acreditam que ‘responsabilidade social’ é uma mera estratégia de marketing usada por empresas com o objetivo de parecerem respeitáveis aos seus clientes. A visão crítica se estende ao desempenho das autoridades na fiscalização do comportamento dessas instituições e à pouca quantidade de informação disponibilizada para o público.
O brasileiro elege vilões para cada setor de atuação. No de indústrias com pior comportamento ambiental, por exemplo, o setor de energia (gás, eletricidade, petróleo) é o escolhido. Já no de falta de ética nos negócios, bancos são vistos como os piores agressores. O setor de telecomunicações é especialmente malvisto em relação ao respeito ao consumidor. Não por acaso, empresas que atuam nesse setor costumam liderar os rankings de queixas.
Nossa pesquisa revela, entretanto, boas perspectivas. O brasileiro acredita que seus hábitos de compra têm grande poder de influência sobre condutas corporativas e mostra ter também bastante consciência ecológica, fator que considera o mais importante na atividade de uma empresa. Uma parte considerável, ao saber que uma instituição desrespeita o meio ambiente, tende a deixar de consumir seus produtos.
Confira alguns dados interessantes de nosso estudo.