Notícia

Cartilha e vídeo ajudam a escapar das pegadinhas de consumo

08 março 2013

08 março 2013

Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor preparamos pra você uma cartilha e um vídeo com diversas dicas para escapar das pegadinhas de consumo.

A PROTESTE lança a cartilha on line “Pegadinhas de consumo” e o vídeo sobre o mesmo assunto em homenagem ao mês que se comemora o Dia Mundial do Consumidor e também o aniversário do Código de Defesa do Consumidor (CDC), um dos melhores conjuntos de leis já elaborado no País.

A cartilha “Pegadinhas de consumo” apresenta diversos alertas para evitar os artifícios utilizados nas ofertas de serviços e produtos, e que podem acarretar problemas.  Em 14 páginas estão relacionados diversos cuidados para driblar tentativas de enganação em serviços de bancos, seguradoras, cartões de crédito, bares e restaurantes, lojas, supermercados e em consertos de ultima hora.

Um cuidado para evitar as pegadinhas é aprender a controlar a ansiedade na hora da compra e avaliar se o produto ou serviço é adequado às necessidades. Não se pode deixar levar pela emoção e é importante calcular se o preço é condizente com o que o produto ou serviço oferece.

“Temos de aperfeiçoar ainda mais a prática do CDC. Os melhores instrumentos para isso são a educação, o debate e alertas sobre direitos e deveres”, avalia Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

A cartilha está disponível para download ao lado em recursos.


Imprimir Enviar a um amigo