Notícia

Ciclo de Debates: PROTESTE E OAB encerram comemorações dos 25 anos do CDC

Para encerrar as comemorações dos 25 anos do Código de Defesa do Consumidor, a PROTESTE, em parceria com a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Penha de França, promove a última rodada de palestras do Ciclo de Debates com especialistas no tema.


A participação é gratuita e será fornecido certificado. A inscrição ainda pode ser feita pelo e-mail: seminario@proteste.org.br. As vagas são limitadas, por isso, garanta logo sua inscrição.

 

Na próxima quinta-feira (17), às 10 horas, as palestras ocorrerão no auditório do Edifício New Place, localizado na Rua Machado Bittencourt, 361, Vila Clementino. Os palestrantes serão: 

  • Paulo Jorge Scartezzini Guimarães, juiz e assessor da Presidência de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo
  • Marco Antônio Zanellato, procurador de Justiça e Roberta Densa, professora da Universidade São Judas Tadeu.


Quando o Código de Defesa do Consumidor começou a vigorar, muitas empresas temiam a sua implantação. Acreditavam que surgiriam direitos ilimitados aos consumidores. "Hoje há uma efetiva conscientização sobre direitos e do acesso à Justiça, e um amadurecimento nas relações de consumo", destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.


Hoje são questões prioritárias o consumo sustentável no mundo e o aperfeiçoamento nas relações de consumo para ajudar no crescimento do país. O desafio, na avaliação da PROTESTE, é atuar para conscientizar os consumidores sobre os impactos do seu consumo e orientá-los para uma postura mais responsável.


Os próximos anos serão importantes para se definir de que forma podemos acompanhar a velocidade das mudanças, com maior transparência das empresas para com seus deveres, para termos condições de construir um CDC ainda mais efetivo. As empresas se mobilizam para acompanhar a agilidade do consumidor na busca informações antes de consumir.

 

Para comemorar o jubileu de prata do Código de Defesa do Consumidor (CDC), sancionado em 11 de setembro de 1990, a PROTESTE Associação de Consumidores também lançou um livro virtual com coletânea de 25 artigos de expoentes da defesa do consumidor, que avaliam o tempo decorrido e o que vem por aí nesta eterna mobilização em prol da cidadania. É um reconhecimento à importância desta legislação. 



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor nos telefones: (21) 3906-3900 (de telefone fixo) e 0800 201 3900 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo