O ano era 1990 e os consumidores brasileiros não tinham nenhuma clareza do que podiam e do que não podiam cobrar das empresas.
Então, naquela mesma época, há 28 anos, foi implantado o Código de Defesa do Consumidor (CDC) no Brasil.
Considerado por especialistas como o conjunto mais avançado de leis depois da constituição e um dos melhores do mundo, o CDC estabelece princípios básicos como proteção da vida, da saúde, da segurança e da educação relacionados ao consumo.
11 vezes em que a PROTESTE fez a diferença na vida do consumidor
Além disso, determina normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social.
Cinco direitos que o consumidor tem e não sabia
Com o Código de Defesa do Consumidor, as pessoas têm muito mais possibilidades de não saírem prejudicadas nas relações de consumo.
Código precisa de atualização
Quase 30 anos se passaram, o mundo sofreu grandes transformações após a revolução digital e, ao mesmo tempo, o consumidor evoluiu suas expectativas e exigências.
No entanto, o CDC não evoluiu junto com as necessidades do consumidor contemporâneo.
TOP 5: direitos do passageiro de avião
Hoje, além da defasagem ante as relações de consumo atuais, há outros entraves como a falta de informação e a grande influência política nos órgãos de defesa.
Por falar em política, a mesma não foi capaz de acompanhar a evolução das relações de consumo.
No Congresso, por exemplo, existem 515 propostas de alteração no CDC tramitando.
Gol é obrigada a mudar regulamento após sentença em favor da PROTESTE
Hoje, o consumidor é muito mais consciente quanto à exigência de seus direitos
Apesar de ainda haver um enorme caminho de melhorias nas relações entre empresas e consumidores, o Código de Defesa do Consumidor é, indiscutivelmente, uma lei que conseguiu alcançar a maioria da população.
Com a democratização da internet, o aumento do nível de exigência quanto à qualidade do bem ou serviço prestado cresceu imensamente, já que agora é possível contar com diversas ferramentas de comparação, além de sites que permitem averiguar a reputação da empresa, sem sair de casa.
Hoje, estamos partindo para uma nova etapa do direito do consumidor e é seu direito cobrar das empresas mais ética, respeito ao meio ambiente e aos animais e que produzam produtos e serviços com maior valor agregado, além de cada vez mais acessíveis.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).