Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Comece o pré-natal antes de engravidar
Para assegurar a saúde do bebê e uma gestação tranquila, os futuros pais devem se preparar para a gravidez meses antes da concepção.
 
18 abril 2012 |

A atual disponibilidade de métodos contraceptivos, permite que a mulher escolha a melhor fase de sua vida para engravidar. Entretanto, mais do que decidir quando ser mãe, essa facilidade também deve ser utilizada para que os futuros pais se preparem para o período gestacional.

Meses antes da concepção homem e mulher devem realizar uma bateria de exames para investigar como anda a saúde. Alguns deles são comuns para o casal, como exames de sangue e de urina. Entretanto, a mulher precisa de uma investigação mais minuciosa, afinal é ela quem vai gerar o bebê. Por isso, é importante que a futura mamãe verifique como está sua dosagem hormonal, realize exames ginecológicos e esteja com o calendário de vacinas em dia.

Ela também deve iniciar a administração de ácido fólico semanas antes da concepção para garantir a perfeita formação do feto. Além disso, é aconselhável que deixe de fumar e consumir bebidas alcoólicas. Para os homens, em alguns casos, é preciso realizar um espermograma para conferir a qualidade dos espermatozoides.

Gestante deve fazer no mínimo seis consultas pré-natais

Já grávida, a mulher deve realizar, no mínimo, seis consultas pré-natais até a hora do parto. Nestas consultas, o obstetra irá medir a circunferência da barriga e conferir pressão, peso, altura, temperatura e pulsação. E, assim que possível, ouvirá os batimentos cardíacos do feto.

Lembre-se, mais importante do que a quantidade de consultas realizadas é a qualidade delas. E aproveite o momento com o médico, para tirar todas as suas dúvidas sobre as alterações que estão ocorrendo no seu corpo.

 

Leia também

taxa-juros
mudancas-afetam-bolso
consignado-cartao
lady-Gaga-rockinrio

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.