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Como evitar problemas com as compras no período da Black Friday

25 novembro 2015

25 novembro 2015

Período que seria uma chance para comprar produtos com grandes descontos pode acabar sendo uma grande farsa em alguns casos. Confira nossas dicas e saiba como fugir das armadilhas para não ser enganado.

Ao invés de ser referência como oportunidade para comprar produtos mais baratos, a Black Friday brasileira é também lembrada pelo grande número de fraudes por parte do comércio nas lojas físicas e virtuais, que se aproveitam do período para forjar descontos e enganar consumidores.

As promoções atraem, porém, se não ficar atento você pode levar o produto pelo mesmo preço ou até mais caro em alguns casos.

Não se deixe enganar

É preciso ter cautela nas compras desta sexta-feira promocional. Tanto para lojas físicas quanto virtuais, você não deve fechar a compra se perceber que os descontos são enganosos e tudo não passa de artifício para vender mais. Vale pesquisar preços em outras lojas para conferir se o produto desejado não está mais barato fora da promoção.

Fique de olho nos preços

Mesmo que os preços sejam convidativos é preciso se cercar de cuidados conferindo prazo de entrega, garantia de que há produto em estoque e verificar se a loja online não faz parte da lista do Procon de sites a serem evitados por terem lesado consumidores. Certifique-se que a loja informa CNPJ, endereço e telefone, com canais de atendimento ao cliente. 

Atenção com estoque e entrega de produtos

Confira o prazo de entrega. Caso seja muito longo pode ser indicador de que a empresa não tem o produto em estoque e que provavelmente tentará obtê-lo junto a um fornecedor ou mesmo a um importador. E não deixe de salvar ou imprimir a página de oferta e a confirmação de compra para se documentar em caso de problemas futuros


Denuncie irregularidades

Ao identificar práticas inadequadas não perca tempo em reclamar e buscar seus direitos. Entre em contato com a PROTESTE para ter assistência e orientações sobre como proceder através dos telefones: 0800-201-3900 (para telefones fixos) ou (21) 3906-3900 (para telefones celulares).

Os lojistas que enganarem os consumidores serão notificados pelo Procon, autuados e poderão pagar multa com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

As lojas virtuais são obrigadas por lei a oferecer opção de devolução ou troca de produtos em até sete dias após a compra, mas esse procedimento pode ser burocrático e demorado. Por isso, antes de comprar, pesquise sobre o produto desejado para saber se ele oferece tudo o que você espera dele.

Cuidados para compras virtuais 

A PROTESTE tem a Cartilha do Comércio Eletrônico, com uma série de informações – legislação, direitos e deveres do consumidor, do site, cuidados a serem observados e dicas úteis a respeito das várias modalidades de compra virtual existentes hoje no mercado.

BAIXAR CARTILHA

Na compra on-line, fornecemos dados pessoais e sigilosos - como número do cartão de crédito e endereço - para fechar o negócio. Por isso, é importante reforçar a segurança do computador para evitar que essas informações sejam capturadas indevidamente. Confira dicas importantes:

• Mantenha seu sistema operacional e programas atualizados; 
• Utilize um antivírus e não se esqueça de também mantê-lo atualizado; 
• Tenha cuidado com e-mails e sites falsos que direcionam para arquivos maliciosos;
• E evite fazer compras a partir de computadores públicos, por exemplo.

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