Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Como evitar problemas com as compras durante a Black Friday
Confira nossas dicas e saiba como fugir das armadilhas para não ser enganado.
05 novembro 2018 |
Black Friday03

Em vez de ser referência como oportunidade para comprar produtos mais baratos, a Black Friday brasileira – cuja próxima edição será no dia 23 de novembro – é também lembrada por fraudes por parte do comércio nas lojas físicas e virtuais, que se aproveitam do período para forjar descontos e enganar consumidores.

As promoções atraem, é verdade. Porém, se você não ficar atento, pode levar o produto pelo mesmo preço ou até mais caro em alguns casos.

Vale pesquisar preços em outros estabelecimentos para conferir se o produto desejado não está mais barato fora da promoção. Aproveite e faça essa comparação nas lojas virtuais usando o plug-in Mais Barato PROTESTE.

black-friday04 

Fique de olho nos preços

Mesmo que os preços sejam convidativos, é preciso se cercar de alguns cuidados em relação aos sites de compras.

Verifique se a loja on-line não faz parte da lista do Procon de sites a serem evitados por terem lesado consumidores e certifique-se de que informa o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço e telefone, com canais de atendimento ao cliente. 

Confira também o prazo de entrega. Caso seja muito longo, pode ser um indício de que a empresa não tem o produto em estoque e que provavelmente tentará obtê-lo junto a um fornecedor ou mesmo a um importador.

E não deixe de salvar ou imprimir a página de oferta e a confirmação de compra em caso de problemas futuros

 black-friday02

Na compra on-line, fornecemos dados pessoais e sigilosos - como número do cartão de crédito e endereço - para fechar o negócio. Por isso, é importante reforçar a segurança do computador para evitar que essas informações sejam capturadas indevidamente. Confira dicas importantes:

• Mantenha seu sistema operacional e programas atualizados. 
• Utilize um antivírus e não se esqueça de também mantê-lo atualizado. 
• Tenha cuidado com e-mails e sites falsos que direcionam para arquivos maliciosos.
• Evite fazer compras a partir de computadores públicos, por exemplo.

Ao identificar práticas inadequadas, não perca tempo! Reclame e busque seus direitos. Entre em contato com a PROTESTE, acessando proteste.org.br/contato, para enviar sua mensagem, ou ligue para 4003-3907.

Leia também

taxa-juros
minimo-cartao
onde-comprar-materiais-de-construcao-barato
cancelar-passagem-aerea

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.