Quase nove mil associados, só em 2011, pediram ajuda de nosso Serviço de Defesa do Consumidor para resolver problemas com compras realizadas via internet. Na maioria dos casos, as lojas virtuais não cumpriram com o contrato, entregando o produto depois do prazo estipulado no ato da venda, ou pior, nem enviando a mercadoria.
Em segundo lugar, as reclamações foram sobre vício em produtos, ou seja, aqueles defeitos difíceis de perceber e que não devem aparecer com frequência, mas estão lá, atrapalhando o uso. Na terceira colocação, estão problemas com cartão de crédito. Há casos de cobranças indevidas e pedidos para intermediarmos acordos em que os encargos cobrados geraram dificuldade de pagamento.
Veja a tabela com os dez assuntos mais demandados:
ASSUNTOS MAIS DEMANDADOS - 2011 | |
1º | Compras na internet |
2º | Defeitos (Vícios) |
3º | Cartao de crédito |
4º | Telefonia móvel |
5º | Oferta |
6º | Renegociação de dívida |
7º | Compra e venda no estabelecimento |
8º | Leasing/financiamento |
9º | Internet |
10º | TV por assinatura |
No ranking das empresas mais demandadas pelos associados, a “Oi/Telemar” está no top, seguida pelo banco “Itaú” e do site “Compras Fácil”. Confira a lista completa:
EMPRESAS MAIS DEMANDADAS - 2011 | |
1º | Oi/Telemar |
2º | Itaú |
3º | Compra Fácil |
4º | Americanas.com |
5º | Claro |
6º | Banco do Brasil |
7º | Santander |
8º | Tim |
9º | Vivo |
10º | Bradesco |
Lembre-se, não importa a origem do seu problema ou a empresa que o está lesando. Você, associado, sempre pode contar com nosso Serviço de Defesa do Consumidor para ajuda-lo a defender seus direitos. Quando houver um problema, ligue pra gente: (21) 3906-3900 (de telefone fixo) e 0800 201 3900 (de celular).