Notícia

Compras on-line exigem cuidado

31 janeiro 2014

31 janeiro 2014

Segundo nosso estudo, os brasileiros têm o hábito de adquirir produtos e serviços pela Internet, mas ainda deixam de lado algumas medidas capazes de evitar possíveis problemas. Siga as nossas dicas para realizar uma compra on-line segura e evite dores de cabeça.

Adquirir produtos e serviços pela Internet é fácil, poupa tempo e permite que o consumidor encontre preços menores em relação aos das lojas físicas. É essa a visão que os brasileiros têm sobre compras on-line, como mostra o estudo que realizamos.

A PROTESTE enviou, por e-mail, questionários a brasileiros com 18 anos de idade ou mais. Um dos intuitos do teste foi entender os costumes dos internautas quando o assunto é compra feita pelas páginas da Web. Também tivemos como objetivo verificar o grau de satisfação dos consumidores em relação ao serviço disponibilizado pelas lojas on-line.

Descobrimos que o quesito segurança é motivo de preocupação: nem todos os cuidados necessários para a garantia de uma compra segura vêm sendo utilizados.

Ao efetuar o pagamento, os internautas preferem utilizar o cartão de crédito ou de débito, em vez de opções como boleto e transferência bancária. Mas, ao digitar os dados do cartão no espaço indicado, não verificam se as páginas têm certificado de segurança emitido por empresas autorizadas.

Vale destacar que, em nosso país, algumas pessoas se sentem inseguras em fazer compras on-line. Esse receio está atrelado à possibilidade de fraude e roubo de informações, entre outros motivos.

Veja as nossas dicas para realizar uma compra segura:

  • Só compre em páginas da Web conhecidas pelo público em geral. Verifique se o site possui telefone e endereço. Além disso, procure na Internet informações sobre a reputação da página.
  • Confira se o site possui certificado de segurança emitido por uma empresa autorizada, como, por exemplo, Certisign e Site Blindado.
  • Observe se o endereço do site é iniciado com "htpps". Além disso, no canto esquerdo da página, você verá um pequeno cadeado.
  • Não use computadores de lan houses ou Internet pública para fazer compras.
  • Não deixe de utilizar tanto o antivírus quanto o firewall.
  • No caso de receio em usar o cartão de crédito, pague por boleto ou transferência bancária. Plataformas como o Paypal são outra opção.

Imprimir Enviar a um amigo