Notícia

Cuidados na compra à distância

23 março 2006

23 março 2006

Sempre que você fizer compras à distância, seja pela internet ou pelo telefone, deve ter uma série de cuidados especiais.

Veja as dicas abaixo:

INFORMAÇÕES: Solicite informações sobre a empresa (razão social, CNPJ, endereço e telefone). Se a referência for apenas um número de caixa postal, será mais difícil localizar o fornecedor em caso de problemas.

ESPECIFICAÇÃO: Solicite todos os dados do produto, como especificação, modelo, tamanho, cor, número de peças, entre outros. Essas informações são importantes para a conferência quando o produto for entregue. No caso de compras pela internet, imprima a tela do site que oferece o produto. Para comprovar a oferta, guarde todo o material publicitário.

GARANTIA: Verifique qual o prazo da garantia e quais as assistências técnicas disponíveis. Ligue para algumas, para saber se ainda estão credenciadas. Preste atenção aos endereços e à eventual taxa de cobrança pela retirada do produto. Independentemente da garantia que o fabricante oferece, os bens duráveis têm garantia legal de 90 dias.

PAGAMENTO: Sempre que possível, condicione o pagamento à entrega do produto. Os cheques devem ser cruzados e nominais à empresa. Deve-se checar quem pagará o frete.

ENTREGA: Confira a mercadoria na hora do recebimento. Verifique se funciona, se foi entregue com todas as peças ou acessórios, se veio com manual de instruções em linguagem didática, termo de garantia e relação de assistências técnicas. Mesmo que o produto seja importado, todas as informações do manual devem estar em português. E não deixe de exigir a nota fiscal. Se o produto não corresponder ao que foi combinado, não deve ser recebido. Você deve anotar no verso do documento de entrega (pedido ou nota fiscal) o motivo da recusa e entrar em contato com a empresa, pedindo uma solução.

DEVOLUÇÃO: Pelo Código de Defesa do Consumidor, independentemente de o produto apresentar defeito ou não, você tem o direito de cancelar a compra que foi feita fora do estabelecimento comercial. O prazo previsto para a desistência é de sete dias, contados a partir do recebimento do produto. Os valores pagos deverão ser devolvidos e os cheques ainda não compensados, restituídos.

CANCELAMENTO: O pedido de cancelamento deve ser formalizado à empresa, no prazo de sete dias, por meio de uma carta com aviso de recebimento (AR).


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