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Dia do Meio Ambiente: veja nossas principais denúncias de produtos com falsos apelos ecológicos
Produtos que se vendem no rótulo como sustentáveis, mas que, na verdade, não o são, sempre estiveram na nossa mira. Saiba quais tiveram que mudar suas embalagens após nossa denúncia e fique atento para não ser enganado.
05 junho 2017 |
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Nesta segunda-feira (5), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, que existe desde 1972 com o objetivo de conscientização, neste ano traz como tema a conexão das pessoas com a natureza. Mas, quando se trata de consumo no dia a dia, você já parou pra pensar se aquele produto que você escolhe supermercado porque diz não agredir o meio ambiente é realmente verdade? 

É preciso ter muito cuidado para não se enganar.  E é por isso que fabricantes que cometem greenwashing estão sempre na nossa mira. Em 2013, fizemos nosso primeiro estudo sobre o tema, apontando exemplos de produtos que têm maquiagem verde – trazem nos rótulos símbolos, selos e mensagens que fazem o consumidor achar que são sustentáveis, quando, na verdade, não é bem assim. 

Em 2016, repetimos a investigação em dose dupla: avaliamos tanto produtos em supermercados e papelarias quanto veículos (sim, o greewashing automotivo também existe!). Agora, em abril, retornamos nossa ação em três estabelecimentos do Rio de Janeiro: os supermercados Guanabara e Carrefour e a loja Kalunga. Resultado: encontramos mais cinco produtos suspeitos. Veja abaixo quais foram: 

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Nossas denúncias e vitórias

Quando se trata de produtos com falsos apelos ecológicos, temos o que comemorar: já obtivemos vitórias significativas quanto a isso. No ano passado, denunciamos dez produtos que faziam greenwashing ao Conar. Destes, o órgão exigiu a alteração dos rótulos de nove! Uma grande vitória, não é mesmo? E mais: os fabricantes de quatro desses produtos atenderam às recomendações do Conar e alteraram suas embalagens: esponja de aço Bombril, guardanapos de papel Carrefour, sacos de lixo EmbaLixo e sabão glicerinado BioBrilho. Veja abaixo: 

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Mudanças também no setor automotivo

E obtivemos mais vitórias após denunciarmos apelos ambientais para promover carros e acessórios. Primeiro, a Michelin teve que alterar seu anúncio sobre pneus "verdes". E, recentemente, a Fiat, a General Motors e a Ford também foram advertidas pelo Conar

Pneus Michelin: CONAR recomenda alteração de anúncio após denúncia da PROTESTE
 
Fiat, GM e Ford são obrigadas a alterar anúncios



Olho vivo nas embalagens de produtos

Não podemos ficar calados quando nos deparamos com esse tipo de desrespeito à boa-fé do consumidor, que pode achar valer a pena pagar (às vezes mais caro) por um produto só porque ele está beneficiando o meio ambiente. Por isso, sempre que detectamos casos de greenwashing, denunciamos os fabricantes dos produtos ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), para que o órgão analise cada caso e exija a correção das informações nos rótulos. 
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Você, enquanto consumidor também pode denunciar. Caso perceba alguma incoerência ou desconfie de qualquer apelo ecológico na embalagem de qualquer produto, acesse o site do Conar e clique em "Faça sua reclamação sobre propaganda". Informe o motivo de sua queixa e anexe fotos do rótulo. Ao fazer isso, você ajuda a reduzir o número de empresas que enganam os consumidores à custa do meio ambiente.

Você também pode reclamar com a ajuda da PROTESTEpara que nossos especialistas possam avaliar e orientar sobre a providência a ser tomada. Ou, se preferir você também pode entrar em contato com nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 para ajudarmos a fazer valer os seus direitos. 

 


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