A PROTESTE avaliou o desempenho do serviço de compra coletiva, por meio da aquisição de duas ofertas idênticas em seis sites (Clickaê, Clickon, Cuponeria, Groupon, Peixe Urbano e Planeta Cupom), com atuação na cidade do Rio de Janeiro, uma para consumo e outra para analisar a política de cancelamento.
As ofertas escolhidas em cada um dos sites eram para o uso de duas pessoas, no segmento de gastronomia. O estudo contou com a participação de dois grupos de voluntários, formados por casais: um usando o cupom e outro, no mesmo momento, pedindo o prato idêntico ao oferecido na oferta, mas sem desconto, para verificar o valor e comparar o prato e o serviço.
Ao avaliarmos esse serviço, encontramos diversas falhas nos sites de compras coletivas, como promoções anunciadas com valores diferentes dos reais, ofertas divulgadas com informações que podem gerar dúvidas ao consumidor, produtos servidos diferente dos anunciados, além de nota fiscal com informações ausentes. Portanto, ao adquirir uma oferta em um desses sites, todo cuidado é pouco.
Confira os resultados completos de cada avaliação:
Clickaê