Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Escolha da academia exige cautela
A pressa para começar a malhar é tanta que muita gente não verifica se o local conta com equipamentos e medidas adequadas de segurança. Veja alguns aspectos que você deve observar para se exercitar em um ambiente seguro.
04 abril 2017 |
academia

A maioria das pessoas que procuram uma academia avalia as modalidades disponíveis, a mensalidade e as instalações rapidamente. A pressa para começar a malhar é tanta que muitas não verificam se a empresa tem documentos obrigatórios e se o prédio conta com equipamentos e medidas adequadas de segurança. Mas se você estiver pensando em se matricular em uma academia, seja bem criterioso na escolha. Nosso estudo encontrou falhas em alguns estabelecimentos, indicando que não estão preparados para situações de emergência. E não é preciso ser nenhum especialista. Basta ficar atento a certos detalhes.

Um dos primeiros aspectos que você deve ter em mente é se a academia está legalizada. Ela tem obrigação de apresentar, preferencialmente em local visível (geralmente, na recepção), os alvarás emitidos pela prefeitura e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O estabelecimento também só pode funcionar se tiver o certificado do Corpo de Bombeiros, comprovando que o local tem um projeto de incêndio e pânico aprovado. É fundamental que tenha ainda um responsável técnico com registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref), além de certificado dessa entidade.

As academias que visitamos no Rio de Janeiro foram:

  • Arena Personal Fitness (Méier)
  • Bodytech (Botafogo)
  • Fitness 295 ( Andaraí)
  • Fórmula Academia (Ilha do Governador)
  • Ponto M (Recreio dos Bandeirantes)
  • Praia Fitness (Barra da Tijuca)
  • Proforma (Leblon)
  • Rio Fit (Jacarepaguá)
  • Smart Fit (Flamengo)
  • Workout (Copacabana)

 Entre elas, encontramos pontos positivos, mas também muitas falhas. Na Arena, por exemplo, o extintor de incêndio estava em local inadequado e de difícil acesso, escondido atrás de colchonetes. 

pimarena-persona

Na Rio Fit, os aparelhos de ar-condicionado, na maioria das salas, eram velhos, estavam com palhetas quebradas e não amenizavam o calor. 

 pimrio-fit

Na Workout, havia uma corrente de ferro para controlar a circulação de pessoas na entrada e na saída. Essa medida, porém, pode acabar dificultando a evacuação em uma emergência. 

 pimworkout

Também encontramos exemplos positivos em alguns estabelecimentos, como a Fórmula. Na filial visitada, os equipamentos são novos e modernos. Tanto as bicicletas como as esteiras tinham um bom espaço entre elas, o que garante mais segurança às pedaladas e às corridas.

pimacademia-formula

Ninguém cogita que o prédio de uma academia possa pegar fogo, mas esse tipo de situação deve ser considerada, sim. Por isso, é fundamental que o estabelecimento não só tenha uma rota de fuga aprovada pelo Corpo de Bombeiros, como a sinalize corretamente e a mantenha desobstruída.

E, ao visitar uma academia, verifique se os equipamentos fixos, como os de musculação, estão limpos, livres de ferrugem e amassados e funcionando corretamente. É importante que a academia faça a manutenção preventiva, para evitar que o aluno se machuque com um peso solto, por exemplo. Os extintores também precisam estar com a manutenção em dia e instalados em local de fácil acesso.

Encontrou uma academia segura? A última etapa é pedir uma cópia do contrato e lê-la com atenção. 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).

 

Leia também

plano-de-celular
onde-comprar-materiais-de-construcao-barato
metas-emagrecer

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.