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Espera por mesa pode levar 1 hora e 20 minutos
Avaliamos o tempo de espera em diversas situações e como os bares lidam com pedidos de correção de conta.


 
04 junho 2014 |

Durante o teste com bares verificamos quanto tempo de espera foi necessário para conseguir uma mesa e acomodar 12 adultos. Os casos mais críticos de espera foram identificados em São Paulo. No Bar Salve Jorge, foi preciso aguardar por uma hora e 20 minutos até haver uma mesa disponível. Na Cervejaria Patriarca, o tempo de espera foi de uma hora e dez minutos. Apesar desses dois exemplos ruins, 63% dos bares acomodaram nossos colaboradores em até cinco minutos.

Os bares paulistanos também demoraram na hora de entregar a conta. Bar Juarez, Cervejaria Patriarca e Exquisito levaram dez minutos. No Rio de Janeiro, o Botequim Informal levou sete minutos e o Planeta do Chopp, seis. Mas em 74% dos bares avaliados, a conta chegou em até cinco minutos após a solicitação. Tempo considerado ideal.

Chegada a conta e a hora da conferência:

Primeiro, verificamos se havia concordância entre o que foi pedido e o que estava descrito. No Rio de Janeiro, na conta do Buxixo Chopperia, duas caipivodkas vieram discriminadas como caipirinhas, inclusive com valor menor. A correção foi feita depois da nossa solicitação.

Situação semelhante ocorreu no Planeta do Chopp, mas com uma das caipivodkas consumidas. O bar se negou a fazer a alteração. E no Exquisito, em São Paulo, a troca ocorreu por duas "saquerinhas", e o bar também se negou a fazer a correção. Em todos os casos, a troca ocorreu por produtos mais baratos do que os consumidos.

Veja como fizemos o estudo com bares:

Entre agosto e setembro, grupos de 12 pessoas adultas chegaram juntas aos bares selecionados, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e lá permaneceram por, no mínimo, quatro horas.

Conferência da nota fiscal:

Conferimos se os estabelecimentos descreveram na nota fiscal exatamente o que foi pedido em relação à variedade do produto, quantidade consumida e preço cobrado.

Quantidade e variedade de itens foram padronizadas:

Para garantir a igualdade nas avaliações, os pedidos foram padronizados, de forma que em todos os estabelecimentos fossem consumidos a mesma quantidade e variedade de itens. Veja abaixo quais foram os itens:

 pedidos-bares
Os itens acima foram pedidos em todos os bares avaliados pela PROTESTE
 

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