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Falência do fabricante: saiba o que fazer quando o produto apresenta problema
O produto apresentou problema mas descobriu que o fabricante faliu? Saiba como solucionar o transtorno, exija seus direitos e não fique no prejuízo. 
15 agosto 2017 |
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Ao enfrentar uma situação como essa, você deve se atentar ao prazo de garantia. Assim sendo, se o produto estiver dentro do prazo de garantia, é necessário procurar a loja onde comprou, para exigir seus direitos. Isso porque, segundo o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, a loja é solidariamente responsável pela reparação dos prejuízos do consumidor.
 
Tal garantia pode ser de dois tipos:
 
• Garantia contratual: aquela que é dada pelo fornecedor e geralmente é de nove meses ou um ano.
 
• Garantia legal: prevista no CDC, é de 90 dias em casos de problemas com bens duráveis, como uma geladeira, smartphone, entre outros. O prazo da garantia legal começa a ser contabilizado assim que o consumidor recebe o produto.
 
Desta forma, o ideal é primeiramente ir à assistência técnica e verificar se esta ainda atua como autorizada. Se a assistência não estiver disponível ou não realizar o reparo, deve-se procurar a loja onde a compra foi efetuada. Nesse caso, leve a nota fiscal e as ordens de serviço e escolha se prefere a troca do produto ou a restituição dos valores pagos
 
Lembre-se que o fornecedor tem 30 dias para efetuar o conserto antes que você opte pela troca ou restituição. Além disso, o problema também pode acontecer com produtos que não estão mais na garantia. Nesse caso, você terá o direito ao reparo, porém, deverá pagar pelo serviço. 
 
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Se você passou por uma situação assim e foi prejudicado, entre em contato inicialmente com a loja para exigir seus direitos. Além disso, acesse nosso canal Reclame e envie sua reclamação diretamente à empresa ou peça com a ajuda dos especialistas em Direito do Consumidor para solucionar o problema. Se preferir, entre em contato conosco pelo 0800 282 2204.

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