Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Como fazer as inscrições para o Fies 2018?
Novo Fies usa nota do Enem e renda familiar como critérios.
27 fevereiro 2018 |

Se você sonha entrar para uma Universidade, mas não tem condições de pagar, fique atento!

Até amanhã, dia 28 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o FIES - Fundo de Financiamento Estudantil de 2018. 

Os alunos que no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiraram pelo menos 450 pontos e não zeraram a redação poderão se inscrever.  
Outra exigência é a necessidade de se encaixar dentro dos limites de faixa de renda estabelecidos para o programa.

O novo Fies tem duas modalidades:

Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse tipo de financiamento o pagamento será feito sem juros.

P-Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita esteja entre 3 e 5 salários mínimos. Neste tipo de financiamento as condições serão definidas pelo banco, que é o agente financeiro operador de crédito.

Caso o estudante se encaixe na faixa de renda do Fies, só poderá participar do P-Fies se não houver vaga para o curso desejado. 

Valor limite para ser financiado

No início do ano, o Comitê Gestor do Fies definiu que o limite do financiamento máximo será de R$ 30 mil e mínimo de R$ 300,00, por semestre e após a conclusão do curso, o valor da parcela que deverá ser paga ao banco dependerá da renda do estudante.

A PROTESTE preparou um curso on line de finanças pessoais para ensinar a economizar e ter uma vida sem surpresas. 

 Como se inscrever?

1. Os candidatos devem acessar o site http://fiesselecao.mec.gov.br e clicar em “fazer minha inscrição” e em seguida "Primeiro Acesso";

2. Depois disso, é preciso digitar o CPF e a data de nascimento; 

3. O sistema buscará o boletim de desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pedirá que sejam registrados uma senha de acesso e um e-mail;

4. Em seguida, o candidato deve entrar em seu e-mail e abrir a mensagem enviada pelo Fies. Haverá um link de ativação para que o estudante possa se inscrever no programa.

5. Depois de ativar, é preciso retornar ao site do Fies Seleção e clicar em "já sou cadastrado".

6. Agora, é só digitar a senha e o e-mail cadastrados.

7. O candidato precisará preencher os dados pessoais e informar a renda de cada membro de sua família (que more no mesmo domicílio).

8. Para concluir a inscrição, o estudante deve escolher uma das modalidades do Fies e, em seguida, selecionar até 3 opções de curso.

9. É possível mudar a opção de curso até o dia 28 de fevereiro, quando acabam as inscrições.

Data dos resultados

Os resultados serão publicados em 5 de março de 2018 para a modalidade Fies. Para o P-Fies (financiado por bancos), a lista de aprovados sairá em 12 de março.

Prouni

Aqueles candidatos que já são bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (Prouni) podem buscar uma vaga no Fies para financiar os 50% da mensalidade.

Não é permitido que um estudante use o Prouni em uma universidade e o Fies em outra, ao mesmo tempo.

Para os alunos que queiram buscar um empréstimo para conseguir atingir o sonho de se formar em uma universidade acesse o site da PROTESTE.   

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

 

 


Leia também

seminario-proteste-consumo-futuro
taxa-juros
consorcio
conta-corrente-como-abrir

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.