Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Foi cobrado por despacho de bagagem? Conheça seus direitos
Antes de realizar uma viagem de avião, é importante estar atento às regras de despacho de bagagem para não ser cobrado indevidamente pela companhia aérea.
12 novembro 2018 |
cobrança  despacho bagagem_companhias aéreas

Quem costuma viajar com frequência já deve saber que, em 2017, as regras sobre despacho de bagagens mudaram tanto para viagens nacionais quanto internacionais.

Saiba seus direitos ao cancelar a compra de uma passagem aérea 

Como a demanda por transporte aéreo cresceu muito nos últimos tempos, seja para turismo ou negócios, a PROTESTE tem recebido muitas dúvidas e reclamações de consumidores e vamos ajudá-los a não serem prejudicados por falta de conhecimento.

A companhia aérea cobrou você pela reserva de assento? Conheça seus direitos

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), sua Resolução nº 400, de 2016, tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros, mas é importante ficar atento às informações passadas pelas companhias aéreas e entender se elas não estão descumprindo a Resolução.

Como se defender em caso de extravio de bagagem 

cobranca-despacho-bagagemcompanhias-aereas03

Limitação de peso e tamanho

Uma mudança significativa sobre o despacho de bagagens, seja para voos internacionais ou nacionais, é em relação ao limite de peso, que passa a ser de 10 Kg para bagagem de mão com isenção de cobranças. Ou seja, para não ter que despachar a sua mala e pagar por isso, ela só pode ter no máximo 10 Kg.

No entanto, as empresas podem oferecer ao consumidor uma franquia maior para bagagem de mão, a depender da passagem, e ficam obrigadas a cumprir com o ofertado.

Em relação ao limite de tamanho, as medidas podem variar de acordo com cada companhia aérea, conforme artigo 14 da Resolução.

A companhia deve informar previamente aos consumidores como funciona a franquia de despacho de bagagens, de acordo com o artigo 15 da mesma Resolução.

Caso a bagagem ultrapasse os limites estabelecidos, a companhia aérea poderá cobrar uma tarifa extra pelo despacho, que varia de acordo com cada empresa. 

cobranca-despacho-bagagemcompanhias-aereas-02


Foi cobrado indevidamente? Saiba o que fazer

É importante verificar as condições para o despacho estabelecidas pela empresa, além de garantir que estas respeitem a determinação da Anac. Caso, mesmo estando dentro dos limites previstos, seja obrigado a fazer o despacho e o pagamento, a cobrança será indevida.

Nesse caso, é importante registrar toda a situação, inclusive reclamações com a empresa, para exigir o devido ressarcimento.

Caso tenha problemas com suas bagagens, entre em contato com a PROTESTE pelo número 4003-3907, de segunda a sexta, das 9h às 18h. 

Não deixe que esses transtornos atrapalhem sua viagem!

 

Leia também

teste-carros-um
blitz-aeroportos-capa
aeroporto

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.