Quem costuma viajar com frequência já deve saber que, em 2017, as regras sobre despacho de bagagens mudaram tanto para viagens nacionais quanto internacionais.
Saiba seus direitos ao cancelar a compra de uma passagem aérea
Como a demanda por transporte aéreo cresceu muito nos últimos tempos, seja para turismo ou negócios, a PROTESTE tem recebido muitas dúvidas e reclamações de consumidores e vamos ajudá-los a não serem prejudicados por falta de conhecimento.
A companhia aérea cobrou você pela reserva de assento? Conheça seus direitos
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), sua Resolução nº 400, de 2016, tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros, mas é importante ficar atento às informações passadas pelas companhias aéreas e entender se elas não estão descumprindo a Resolução.
Como se defender em caso de extravio de bagagem
Limitação de peso e tamanho
Uma mudança significativa sobre o despacho de bagagens, seja para voos internacionais ou nacionais, é em relação ao limite de peso, que passa a ser de 10 Kg para bagagem de mão com isenção de cobranças. Ou seja, para não ter que despachar a sua mala e pagar por isso, ela só pode ter no máximo 10 Kg.
No entanto, as empresas podem oferecer ao consumidor uma franquia maior para bagagem de mão, a depender da passagem, e ficam obrigadas a cumprir com o ofertado.
Em relação ao limite de tamanho, as medidas podem variar de acordo com cada companhia aérea, conforme artigo 14 da Resolução.
A companhia deve informar previamente aos consumidores como funciona a franquia de despacho de bagagens, de acordo com o artigo 15 da mesma Resolução.
Caso a bagagem ultrapasse os limites estabelecidos, a companhia aérea poderá cobrar uma tarifa extra pelo despacho, que varia de acordo com cada empresa.
Foi cobrado indevidamente? Saiba o que fazer
É importante verificar as condições para o despacho estabelecidas pela empresa, além de garantir que estas respeitem a determinação da Anac. Caso, mesmo estando dentro dos limites previstos, seja obrigado a fazer o despacho e o pagamento, a cobrança será indevida.
Nesse caso, é importante registrar toda a situação, inclusive reclamações com a empresa, para exigir o devido ressarcimento.
Caso tenha problemas com suas bagagens, entre em contato com a PROTESTE pelo número 4003-3907, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Não deixe que esses transtornos atrapalhem sua viagem!