As inscrições são gratuitas e os interessados podem se realizar a sua inscrição pelo endereço eletrônico seminario@proteste.org.br. As vagas são limitadas. O evento será realizado em São Paulo, no próximo dia 27 de agosto, das 9h às 17h, na Rua Machado Bittencourt, nº 361 - Térreo, na Vila Clementino. Será fornecido certificado ao final do seminário.
O evento vai contar com a participação de especialistas de diversas áreas do Brasil e do exterior, que vão discutir o impacto do frequente lançamento de novos produtos, com durabilidade menor do que se espera. Estarão em debate as garantias legais, as inovações tecnológicas, o impacto ambiental e os gastos desnecessários para o consumidor estimulado a descartar os produtos.
A diretora de Segurança e sustentabilidade do BEUC, Associação Europeia de Defesa do Consumidor, Sylvia Maurer, abordará a garantia contratual. A mesma mesa redonda terá também a participação de José Geraldo Brito Filomeno, especialista em Direito do Consumidor, e o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Roberto Grassi Neto.
No debate sobre o impacto ambiental do descarte massivo de produtos e a sustentabilidade, teremos a participação de Luis Eduardo Flores, especialista da Consumers International, e do Promotor de Justiça de Meio Ambiente José Eduardo Lutti.
A inovação tecnológica será debatida por representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). O resultado da pesquisa da PROTESTE sobre a percepção do consumidor quanto a durabilidade dos produtos será apresentada pela especialista Michelle Marques.