Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Guia das Olimpíadas da PROTESTE ajuda a garantir direitos
Guia das Olimpíadas da PROTESTE relaciona de A a Z cuidados que vão da alimentação à prevenção à Zika vírus durante os jogos olímpicos.
18 abril 2016 |

Esta semana, o evento em que a tocha dos Jogos do Rio-2016 será acesa em Olímpia na Grécia, na quinta-feira (21) marcará  os preparativos para as Olimpíadas do Rio. 

A PROTESTE preocupada em que se garanta os direitos dos consumidores durante as competições, entre 5 e 21 de agosto, está lançando o “Guia das Olimpíadas”. A publicação online pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

Na torcida para que os Jogos Olímpicos do Rio transcorram com tranquilidade, com novos recordes esportivos e uma exposição positiva para um país que sofre com os erros do passado e do presente, a PROTESTE enumera os direitos que não poderão ser deixados de lado para garantir que as disputas fiquem restritas à tentativa de bater recordes e de vencer as barreiras dos cronômetros.

As competições terão a participação de 10.500 atletas, de 206 países, que disputarão 306 provas com medalhas, em 42 modalidades esportivas. 

Será a 28ª olimpíada da era moderna. Os Jogos Paraolímpicos (ou Paralím­picos)  serão realizados entre 7 a 18 de setembro, reunindo 4.350 atletas, de 176 países, que disputarão 528 provas com medalhas, em 23 modalidades.

Código de Defesa do Consumidor, e os Estatutos do Torcedor e do Idoso serão a garantia de poder torcer sem dor de cabeça. Basta que sejam respeitados. Além disso, há a lei olímpica, aprovada pela Câmara e Senado  com regras em relação aos ingressos ainda não vendidos, mais especificamente em rela­ção à meia-entrada e à reserva de bilhetes.

A proposta do governo levada para o Congresso restringia a meia-entrada somente para as categorias mais baratas de ingressos. De acordo com a lei, estudantes continuam com direito à meia-entrada somente nas categorias com menor preço, mas pessoas com deficiência e idosos poderão comprar bilhetes em todas as faixas com desconto de 50%.

Da mesma forma, foi ampliado o número de assentos reservados para pessoas com necessidades especiais e seus acompanhantes – os percentuais subiram, respectivamente, para 4% e 2%. Também são fixadas regras de comportamento para o público nos locais de competição. 

É vetado, por exemplo,  portar cartazes, bandeiras e outros símbolos com mensagens racistas, xenófobas ou que incitem qualquer tipo de discriminação.

Além dos direitos a PROTESTE aproveita para reivindicar que, ao final dos Jogos, haja um amplo debate sobre o que ficará para os moradores da cidade maravilhosa, a fim de que todos os brasileiros possam avaliar se foi proveitosa ou não a destinação dos recursos públicos às Olimpíadas.



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor nos telefones: (21) 3906-3900 (de telefone fixo) e 0800 201 3900 (de celular).


Leia também

guia-supermercados
azeite
ovos-proteina
corredor de supermercado

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.