Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Server Error

Haverá  impacto do novo Código de Processo Civil em vigor a partir desta sexta-feira (18), sobre o direito do consumidor, com reforço  e convergência do que já prevê o Código de Defesa do Consumidor .

No caso de problemas envolvendo demandas repetitivas, por exemplo, em primeira instância, haverá suspensão de julgamento, por até um ano, para que o Tribunal de Justiça decida, um entendimento definitivo sobre a questão, que passará a ser obrigatório. Também serão criadas câmaras de conciliação para avaliar todas as ações já no início.

O novo CPC prevê que mesmo comprando um produto no exterior o foro competente para processar e julgar problemas de consumo em que o consumidor tenha domicílio ou residência no Brasil será o brasileiro.
 
“Independentemente do local onde tenha sido celebrado o contrato de consumo, assim como o local de cumprimento de suas prestações, que em ambos os casos poderá se dar fora do Brasil. O que atrai a jurisdição nacional, neste caso, é o domicílio ou residência do consumidor.”

Outra mudança no CPC institui a cota condominial como título executivo, permitindo que o credor (condomínio) ajuíze ação de execução de título executivo extrajudicial, tornando o processo contra o inadimplente mais rápido.

Após ação judicial de cobrança o devedor terá três dias para pagar o débito, ou terá seu imóvel penhorado. A lei só dá uma alternativa para o devedor: fazer pagamento parcelado em seis vezes.

Pelo artigo 7º do CPC, é assegurada às partes a paridade de tratamento no processo, zelando pelo contraditório. O juiz tem poderes para flexibilizar o procedimento  quanto à dilação de prazos, distribuição do ônus da prova e determiná-las de ofício. Equipara-se assim aos direitos assegurados ao consumidor no processo, de modo a promover o acesso efetivo à justiça como acesso à tutela do seu direito.

 


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.


Leia também

remédios
guia-supermercados
vitamina-c
corredor de supermercado

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.