Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

O produto teve o conteúdo reduzido e manteve o mesmo preço? Saiba como se defender
É preciso ficar de olho e denunciar essa prática abusiva conhecida como maquiagem de produto. Veja quais são seus direitos e saiba como agir para não ser prejudicado.
08 novembro 2016 |
maquiagem produto

Provavelmente, você já percebeu que alguns produtos que costuma comprar com certa frequência - como biscoitos, achocolatados, cereais e chocolates, por exemplo - sofreram diminuição de peso ou volume sem redução proporcional de preços.  Porém, muitas vezes os consumidores, que já estão acostumados com determinados itens e marcas, acabam não reparando a diferença na quantidade contida na embalagem. É preciso ficar atento!

A prática, conhecida como maquiagem de produtos, passou a ser adotada pela indústria para justificar uma ação estratégica para driblar a inflação. O problema ocorre quando a mudança é realizada e a empresa não informa na embalagem de forma clara e visível, podendo induzir o consumidor ao erro.

É importante ressaltar que não há proibição legal em reduzir peso ou volume do produto. Contudo, a legislação obriga que o fabricante informe a quantidade do produto existente antes e depois da mudança e a quantidade de produto aumentada ou diminuída, em termos absolutos e percentuais, em letras de tamanho e cor destacados, conforme o artigo 1º da  Portaria do Ministério da Justiça nº 81/2002.

prateleira-supermercado


Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 31, afirma que a oferta de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados. Além disso, a informação incorreta pode ser considerada propaganda enganosa ou abusiva, conforme o artigo 37 do mesmo Código.

O que fazer nesses casos?

Caso seja vítima de maquiagem de produtos e propaganda enganosa, denuncie, pois tais práticas são proibidas pelo CDC, com possibilidade de punição. Para a devida análise do caso e adoção de outras medidas cabíveis, reclame aqui com a ajuda da PROTESTE ou ligue para 0800 282 2201 para encontrarmos a melhor forma de lutar por seus direitos.
 


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

 

Leia também

black-friday
corredor de supermercado
blackfriday
guia-supermercados

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.