Na época das Olimpíadas 2016, quem planeja assistir aos Jogos, além se organizar para garantir as reservas do hotel e comprar a passagem aérea, precisa também se preocupar com possíveis contratempos durante a viagem. Afinal, já pensou no transtorno de sair do quarto de hotel e ao voltar, ter seus pertences pessoais furtados? Estar ciente sobre seus direitos é a melhor maneira para evitar sair prejudicado de certas situações.
É seguro deixar objetos de valor no quarto?No entanto, a maioria dos hotéis diz que não se responsabiliza por objetos deixados fora do cofre. Porém é importante saber que avisos como estes impressos na ficha de entrada, não tem valor legal. A relação entre hotel e o hóspede é de consumo. E o Código de Defesa do Consumidor, por sua vez é bastante claro e não deixa dúvidas: quem oferece o serviço tem que prestar a sua segurança total.
Declarar bens pessoais minimiza problemas
Também é obrigação do hotel informar ao hóspede que ele deve declarar aquilo que ele tem de valor, dentre seus pertences. No entanto, não é o que acontece na maioria das vezes. Desse modo, para se precaver e evitar mal entendidos, na chegada você pode preencher um papel em branco declarando tudo aquilo o que tem de maior valor, como uma declaração de bens pessoais.
Em caso de transtornos onde não houver um acordo, o hóspede deve fazer um registro de ocorrência em sede de Delegacia Policial e guardar o comprovante de pagamento do hotel. Neste caso, cabe ao hotel provar que não houve o furto, e não você - na posição de consumidor - já tão lesado pela perda.
Além disso, você pode e deve buscar ajuda e Reclamar com a ajuda da PROTESTE. Conosco sua reclamação será enviada diretamente à empresa, e você ainda conta com o suporte do nosso Serviço de Defesa do Consumidor para resolver o problema.
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