Server Error

Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Pacote turístico
Contratei um pacote turístico, mas não pude viajar. Posso receber meu dinheiro de volta?
 
25 agosto 2008 |

Sim. Mesmo que o consumidor tenha cancelado o pacote no dia da viagem ele receberá o valor pago como adiantamento. Em regra, o consumidor não deve pagar multa, pois a agência de turismo poderá providenciar sua substituição por outro participante no pacote, nas mesmas condições contratadas. O consumidor também pode combinar com a agência a sua participação em outro pacote para se livrar da multa.  Note-se, que a legislação do turismo ainda proíbe a cobrança de multa caso o consumidor cancele o pacote 45 dias antes da data da viagem, sem qualquer justificativa ou precaução adicional.

Em algumas situações, no entanto, a agência de turismo pode cobrar uma multa pela desistência do consumidor. O valor da multa varia conforme o prazo de antecedência do cancelamento, ou seja, quanto antes o consumidor notificar a empresa menor será a multa, seguindo os prazos que descrevemos abaixo:

  • 10% - cancelamento a mais de 30 dias antes do início da excursão;
  • 20% - cancelamento entre 30 e 21 dias antes do início da excursão;
  • 20% ou percentuais superiores aos acima referidos, desde que a empresa comprove seus gastos junto a embratur - cancelamento a menos de 21 dias antes do início da excursão.

Atenção: Isto só vale para as agências de turismo. Caso você tenha feito reserva em pousadas, hotéis, ou de outros serviços sem uma agência de turismo deverá observar o que está disposto no contrato. Exija as informações por escrito para se precaver.

A PROTESTE, no entanto, entende que o consumidor não deve pagar multas superiores a 20% pela desistência, exceto se desistir muito próximo ao momento em que utilizaria os serviços, situação conhecida como “no show”, comprometendo o equilíbrio da relação com o fornecedor.

Caso tenha dúvidas ou a empresa cobre valor maior do que o legal entre em contato conosco. Se você é associado, ligue para (21) 3906-3900. Se ainda não é associado, descubra como poderemos ajudá-lo pelo telefone (21) 3906-3906.

 

Leia também

black-friday
falencia-fabricante
produto-mostruario
blackfridaynote

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.