Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Pacote turístico
Contratei um pacote turístico, mas não pude viajar. Posso receber meu dinheiro de volta?
 
25 agosto 2008 |

Sim. Mesmo que o consumidor tenha cancelado o pacote no dia da viagem ele receberá o valor pago como adiantamento. Em regra, o consumidor não deve pagar multa, pois a agência de turismo poderá providenciar sua substituição por outro participante no pacote, nas mesmas condições contratadas. O consumidor também pode combinar com a agência a sua participação em outro pacote para se livrar da multa.  Note-se, que a legislação do turismo ainda proíbe a cobrança de multa caso o consumidor cancele o pacote 45 dias antes da data da viagem, sem qualquer justificativa ou precaução adicional.

Em algumas situações, no entanto, a agência de turismo pode cobrar uma multa pela desistência do consumidor. O valor da multa varia conforme o prazo de antecedência do cancelamento, ou seja, quanto antes o consumidor notificar a empresa menor será a multa, seguindo os prazos que descrevemos abaixo:

  • 10% - cancelamento a mais de 30 dias antes do início da excursão;
  • 20% - cancelamento entre 30 e 21 dias antes do início da excursão;
  • 20% ou percentuais superiores aos acima referidos, desde que a empresa comprove seus gastos junto a embratur - cancelamento a menos de 21 dias antes do início da excursão.

Atenção: Isto só vale para as agências de turismo. Caso você tenha feito reserva em pousadas, hotéis, ou de outros serviços sem uma agência de turismo deverá observar o que está disposto no contrato. Exija as informações por escrito para se precaver.

A PROTESTE, no entanto, entende que o consumidor não deve pagar multas superiores a 20% pela desistência, exceto se desistir muito próximo ao momento em que utilizaria os serviços, situação conhecida como “no show”, comprometendo o equilíbrio da relação com o fornecedor.

Caso tenha dúvidas ou a empresa cobre valor maior do que o legal entre em contato conosco. Se você é associado, ligue para (21) 3906-3900. Se ainda não é associado, descubra como poderemos ajudá-lo pelo telefone (21) 3906-3906.

 

Leia também

black-friday
falencia-fabricante
produto-mostruario
blackfridaynote

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.