A PROTESTE Associação de Consumidores enviou ofício à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) solicitando que seja revista a decisão de fechar sete dos dez postos de atendimento nos aeroportos brasileiros. E cobra que a Agência cumpra o seu papel regulador do setor aéreo, coibindo e punindo os abusos, resguardando assim, os direitos dos passageiros.
A Associação considera o posicionamento da ANAC - de manter apenas os postos de Guarulhos (SP), Confins (MG) e Brasília - , totalmente inaceitável e prejudicial aos interesses da sociedade. Caso essa decisão seja mantida, a Agência perderá mais uma vez a oportunidade de mostrar-se eficiente na fiscalização do setor e de justificar sua razão de existir.
Para a PROTESTE, concentrar o registro de queixas por telefone e internet prejudica ainda mais os consumidores que estão submetidos aos transtornos nos aeroportos em decorrência do aumento de viagens aéreas com o reaquecimento da economia e a concentração em poucas companhias aéreas. No final do mês de julho milhares de pessoas sofreram com o caos instalado na Gol, com atrasos e cancelamentos de vôos.
O consumidor não pode ser prejudicado em razão da falta de atendimento e de medidas mais severas por parte da Anac. Por isso a PROTESTE solicitou providências urgentes, em especial com a reinstalação de postos de atendimento aos consumidores em todos os aeroportos brasileiros, de modo que a Agência
Nos aeroportos onde os postos foram fechados as manifestações deverão ser registradas pelo telefone (0800 725 4445) ou pelo site (www.anac.gov.br/faleanac).
Os aeroportos que tiveram seus postos fechados desde o início do mês de agosto foram Galeão, no Rio, Fortaleza, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre e Congonhas (SP). E a Agência anunciou que os demais também podem ser fechado no ano que vem.