Notícia

PROTESTE constata problemas em estacionamentos de shoppings do Rio

03 agosto 2015

03 agosto 2015

A PROTESTE testou e encontrou diversos problemas em estacionamentos de shoppings do Rio de Janeiro. E, por isso, pede providências ao Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, solicitando mais fiscalização nos estacionamentos de shoppings.

Extintores de incêndio com validade vencida e mal distribuídos, caixas de hidrantes trancadas, saídas de emergência obstruídas ou trancadas, má iluminação e falta de higiene e manutenção. Este foi o cenário encontrado pela PROTESTE ao avaliar dez estacionamentos de shoppings na cidade do Rio de Janeiro, no mês de junho. Foram constatadas falhas de segurança e desrespeito à legislação.

Os dez estacionamentos avaliados foram:

  • Barra Shopping;
  • Rio Design Barra;
  • Shopping Metropolitano;
  • Shopping da Gávea;
  • Shopping Leblon;
  • Rio Sul;
  • Botafogo Praia Shopping;
  • Shopping Tijuca;
  • Norte Shopping;
  • Shopping Nova América.


Diante dessas irregularidades, os resultados foram enviados ao Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, solicitando mais fiscalização nos estacionamentos de shoppings, para garantir a integridade dos usuários, e evitando riscos também a seus veículos.





No shopping Nova América, havia extintores com data de validade vencida. O equipamento não estava presente nas áreas abertas dos estacionamentos dos shoppings Nova América, Barra Shopping, Rio Design Barra, Metropolitano, Leblon e Rio Sul.



Em oito shoppings, foram encontrados problemas quanto à sinalização dos extintores: Rio Design Barra, Metropolitano, Gávea, Leblon, Rio Sul, Botafogo Praia Shopping, Tijuca e Nova América. Apenas parte da coluna onde o extintor estava fixado tinha placa indicando sua presença, quando o ideal era ser colocada em toda a coluna para facilitar a visualização. 



Todas as caixas de hidrantes do shopping Nova América estavam trancadas e no Gávea, em local inacessível, o que dificulta ação dos bombeiros em situações de incêndio. 



Nos shoppings Leblon e Tijuca, as rotas de fuga levavam a portas de vidro, em vez de corta-fogo; e no shopping da Gávea, indicavam caminhos mais longos do que o necessário. Sequer havia portas nas saídas de emergência do Norte Shopping, que também eram usadas como escada de acesso aos andares do estacionamento. No shopping Nova América, algumas saídas estavam trancadas, e no Tijuca, obstruídas por carros. 



Apenas quatro estacionamentos informavam a quantidade de vagas disponíveis de forma clara e adequada: Rio Design Barra, Shopping Leblon, Botafogo Praia Shopping e Rio Sul. No shopping Gávea, não foi encontrada nenhuma placa com essa informação. Além disso, faltava indicação da altura máxima de veículos nos acessos dos shoppings Metropolitano e Rio Sul.


Também foi constatada a falta de indicadores eletrônicos de vagas nos shoppings Gávea, Norte Shopping e Nova América. O equipamento é exigido pela legislação estadual.



Quanto às câmeras de segurança, Norte Shopping e Nova América pecaram pela quantidade insuficiente. E as câmeras instaladas no Rio Sul têm pontos cegos, deixando algumas áreas desprotegidas.



A ausência de passarelas específicas para pedestres foram encontradas nos shoppings Tijuca, Norte Shopping e Nova América. O Barra Shopping e o Metropolitano disponibilizavam a passarela para os pedestres apenas no subsolo, apesar de ter duas áreas para estacionar. 



Falhas na iluminação foram constatadas nos estacionamentos do Norte Shopping e Leblon. No primeiro, havia locais com pouca luz e em ambos, saídas de emergência sem a luz de emergência. 



O descaso com a higiene e manutenção também eram evidentes. Foi encontrada uma tampa de bueiro quebrada no shopping Metropolitano e painéis elétricos abertos nos shoppings Rio Sul e Rio Design Barra. Nos estacionamentos do Norte Shopping, Tijuca e Gávea havia material inflamável solto, sem qualquer cuidado. 



Escadas de emergência sujas e com cheiro ruim foram vistas nos estacionamentos do Norte Shopping, Leblon e Tijuca. E no shopping Nova América e no Tijuca havia sacos de lixo jogados em um canto, além de restos de obra.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!



Imprimir Enviar a um amigo