As precárias condições das instalações do camping De Village, que hospedou no Rio de Janeiro a torcida belga na primeira fase da Copa, levaram a PROTESTE, em parceria com a Test-Achats, entidade de defesa do consumidor da Bélgica, a exigir providências do estabelecimento e do Poder Público para solução dos problemas, principalmente de segurança.
Sem a infraestrutura prometida apesar do elevado custo do pacote (cada turista pagou cerca de R$ 13 mil incluindo passagens, ingressos e hospedagem), cerca de 400 torcedores enfrentaram banheiros sujos, falta de energia e correram risco com a falta de segurança da parte elétrica. Eles foram orientados a registrar em fotos e vídeos todos os transtornos sofridos para exigir ressarcimento da empresa contratada, além de uma indenização da Sun Voyages S.A pelos danos sofridos.
O cenário fazia jus à Vila dos Diabos, nome do camping em inglês que sugeria o inferno enfrentado pelos visitantes. Entre outros problemas, estavam um banheiro para cada 20 pessoas, tapumes que cobriam o solo enlameado, postes quebrados e uma área de primeiros-socorros utilizada como varal. O De Village ocupava parte da área do Camping Clube do Brasil, na Zona Oeste do Rio.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) deve ser respeitado por todos os segmentos do mercado de consumo. Por isso, a PROTESTE enviou ofício à Secretaria de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro e ao Corpo de Bombeiros pedindo fiscalização no camping, além de pedir a verificação dos registros do local junto a Prefeitura e ação da ANVISA em relação à higiene.
Denuncie você também qualquer gol contra o consumo nesta Copa! Quem é nosso associado conta com apoio para ser orientado sobre os seus direitos, acesso à íntegra de nossos testes e um universo de vantagens!