Domingo, 15 de março, comemora-se o Dia Mundial do Consumidor, e o Diretor de Relações Institucionais e Mídias da PROTESTE, Henrique Lian fechou a série de entrevistas do Jornal da Cultura em homenagem à data, falando sobre os direitos do consumidor em compras on-line e os cuidados com a preservação dos dados pessoais.
“O Código de Defesa do Consumidor foi concebido há 30 anos, em uma época em que a mentalidade era analógica. Hoje, a maneira de desenhar um produto ou serviço, de anunciar, vender, comprar e de reclamar problemas sobre os produtos mudou completamente. E os dados passaram a ser a verdadeira moeda da economia”, disse Lian à jornalista Joyce Ribeiro.
Segundo o diretor de relações institucionais da PROTESTE, a análise de dados tem pautado o desenvolvimento e a oferta de qualquer produto ou serviço na economia digital. Seja através das sugestões de filmes, músicas ou dicas de rotas de tráfego por aplicativos, seja por práticas de geo-pricing, ou seja, a diferenciação do valor da oferta pela origem geográfica dos consumidores.
Diante de tamanha exposição, cabe ao consumidor atentar-se para as informações que deseja compartilhar. O cuidado com a proteção de dados e com a privacidade dos brasileiros será reforçado com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em agosto. “A lei de proteção de dados muda a relação das empresas com o regulador e com o consumidor. O cliente, que hoje fornece suas informações sem muita consciência, vai precisar autorizar o uso de dados. Plataformas de comércio eletrônico vão ter que te dizer exatamente o que está coletando e por que. Também não poderão coletar mais do que o necessário e se houver compartilhamento para fora do Brasil, os termos de uso devem estar mais explícitos”, explicou Henrique Lian.
Clique aqui para ver a entrevista completa do Diretor de Relações Institucionais e Mídias da PROTESTE à TV Cultura.