Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

PROTESTE reivindica e Facebook se compromete a apresentar soluções
Advertência jurídica formal será encaminhada para a empresa de Zuckerberg, após vazamento de dados da Cambridge Analytica.
11 abril 2018 |
facebook-reuniao

Em 11/4, a PROTESTE - em conjunto com as demais organizações que compõem a Euroconsumers - se reuniu com a direção do Facebook

Entre outras coisas, estiveram em pauta as formas como a empresa de Mark Zuckerberg recompensará os consumidores pelo uso indevido de dados, referente ao recente caso da Cambridge Analytica.

O encontro, que contou com representantes de cinco das mais importantes organizações de consumidores do mundo (a saber: PROTESTE, no Brasil; Test-Achats, na Bélgica; OCU, na Espanha; Altroconsumo, na Itália; e Deco Proteste, em Portugal), foi marcado por uma troca de opiniões muito aberta, frutífera e intensa com executivos do Facebook.

Entre os principais temas abordados pela PROTESTE e pelas demais organizações, em nome de mais de um milhão e meio de consumidores, estiveram três demandas claras:
- Em primeiro lugar, a compensação para todos os consumidores afetados pelo escândalo da Cambridge Analytica;

- Em segundo lugar, a compensação também para todos os demais consumidores que possam ter sido vítimas do uso indevido de seus dados, por meio de aplicativos que operam na plataforma do Facebook, por exemplo; 

- E, finalmente, em como podemos colaborar para colocar os consumidores de volta no controle de seus próprios dados, para que estes possam ser os únicos gestores de suas próprias informações. 

Deixamos claro que, para nós, os usuários precisam ser capazes de decidir onde, quando e com quem querem compartilhar seus dados, quando querem interromper o fornecimento dessas informações e quando querem tê-las de volta.

facebook-privacidade

Além de se comprometer a apresentar soluções em duas semanas, o Facebook ainda demonstrou preocupação com os direitos dos consumidores e respeito pelo nosso papel como Organização de Consumidores.

Por fim, informamos que o conteúdo de nossa advertência jurídica formal, já preparada pelas Organizações de Consumidores que compõem a Eurocosumers, aguarda posicionamento do Facebook, prometido para daqui a duas semanas. 

Além disso, como organização de consumidores que representa um Movimento Consumerista maduro, temos expectativa de, junto com a empresa liderada por Mark Zuckerberg, encontrar soluções reais e estruturais em favor da segurança e proteção dos dados de consumidores de todo o mundo.

Quer aprender a proteger sua privacidade no Facebook? Clique aqui e confira nossas dicas!

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907 .

Leia também

mark-zuckerberg-facebook-cambridge-analytica
apple
antena-telefonia
vazamento-dados-facebook-home

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.