Notícia

Recall da Gulliver: empenho da PROTESTE

03 setembro 2007

03 setembro 2007

Desde a notificação do caso da criança que engoliu uma esfera metálica do brinquedo Magnetix em 20 de agosto, foram dez dias até que a Gulliver iniciasse o recall.

Veja o passo-a-passo da mobilização desde que a Rábio Band News informou sobre o problema no Brasil. A partir desse caso envolvendo uma criança de São Paulo, de sete anos, que engoliu uma das esferas do Magnetix e expeliu naturalmente após cinco dias, a PROTESTE desencadeou o processo de notificação às autoridades como Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor –DPDC, ao Inmetro e à empresa.
Clique nos links abaixo o pare ver cada etapa da mobilização:

A divulgação do caso na imprensa
O Recall mundial
O caso brasileiro
A Atuação da PRO TESTE X Gulliver
Notificação à Gulliver
Pedido de esclarecimentos ao INMETRO
Coletiva on line

A divulgação do caso na imprensa

A PROTESTE foi contatada pela Band News para verificar um caso que foi levado para a rádio. A mãe de uma criança  contou e gravou depoimento para a rádio dizendo que a criança , de sete anos, havia engolido pequenas esferas imantadas, que fazem parte do brinquedo, e as expeliu naturalmente dias depois. O relato foi feito pela mãe após quatro meses do ocorrido por ter lhe chamado a atenção quando iniciou  no Brasil o recall dos brinquedos da Mattel, também por problemas de pequenos imãs que se desprendem. Ela se questionou por que no Brasil não houve o recall também para os produtos da Gulliver, o Magnetix.

O problema maior veio ä tona com o fato de que o brinquedo tinha certificação do Inmetro e era indicado para crianças a partir de 3 anos.

No site da U.S.Consumer Product Safety Comission (CPSC) a Mega Brands América Inc. informa que ampliou a realização do recall de séries do brinquedo Magnetix Magnetic Building Sets, tendo em vista que continuaram a receber relatos a respeito dos sérios danos causados a crianças, por esses produtos, citando, inclusive, a vítima brasileira.


Imprimir Enviar a um amigo