É cada vez mais comum encontrar, nas redes sociais, campanhas patrocinadas que oferecem preços e condições “imperdíveis”. Mas fique de olhos bem abertos, porque algumas delas não passam de fraude. Para se proteger, vale a pena adotar medidas que, embora simples, vão ajudar você a fugir de possíveis armadilhas.
Confira, abaixo, as nossas dicas.
Verifique a autenticidade do anúncio. Certifique-se de que a campanha anunciada na rede social também está presente no site ou no perfil oficial da loja. Ao clicar no anúncio, fique atento à barra de navegação. Se aparecer a mensagem “não seguro”, o endereço do site não for iniciado com o nome da loja virtual ou o link trouxer “http” em vez de “https”, provavelmente trata-se de fraude.
Analise o código de barras no banco. Mesmo falso, um boleto bancário pode trazer informações verídicas da loja virtual e, dessa forma, confundir o consumidor. Caso esteja na dúvida se o documento é ou não falso, examine essa informação junto ao banco antes de efetuar o pagamento.
Leia os comentários colocados por outras pessoas no próprio post. Alguns usuários avisam que se trata de golpe ainda que, infelizmente, tenham caído nele. Outra dica é fazer uma busca na Internet sobre o nome da empresa associado ao produto ofertado.
Não abra mão do antivírus – ao clicar no anúncio, você já pode ser infectado por um malware. Por isso, mantenha o antivírus atualizado. Se ainda não possui, clique aqui e escolha o melhor Internet Security para você.
E caso se depare com algum anúncio fraudulento, não hesite em denunciá-lo. É possível fazer isso utilizando a própria rede social em que falsa oferta se encontra.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).