Listamos alguns detalhes que você deve conferir no perfil de um usuário duvidoso. Desconfie de quem não mostra o rosto e não apresenta dados pessoais básicos.
Pode parecer estranho, mas, hoje em dia, é comum. Nas redes sociais, muitas pessoas se passam por outras ou criam um perfil falso só para monitorá-las ou atacá-las. Mas existem formas de acabar com o anonimato desses usuários mal-intencionados, que muitas vezes, passam a cometer crimes cibernéticos ou, pelo menos, de saber quando são fakes. Veja nossas dicas e toma muito cuidado.
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· Fique atento à foto do perfil: se a imagem for de algum objeto ou paisagem, pode ser um indício de que essa pessoa seja fake. Perfis falsos também utilizam fotos de pessoas famosas ou se passam por pessoas agradáveis visualmente, tanto por um rosto ou corpo bonito.
· Verifique a quantidade de amigos e seguidores que ele tem: muitos perfis têm poucos contatos na lista de seguidores, mas seguem muita gente. Eles também podem possuir poucos contatos nas duas categorias. Essas situações podem indicar que é fake, principalmente se uma boa parte dos seguidores for de outros países ou de perfis aparentemente falsos.
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· Veja a data de criação da conta: a data também pode ser um indício, caso tenha sido criada há pouco tempo.
· Avalie a atividade do perfil: observe se o dono faz publicações ou se costuma apenas compartilhar conteúdos. No Facebook ou no Instagram, vale a pena conferir se o usuário posta no Stories. Se o perfil não possui fotos mostrando o rosto da pessoa, desconfie. Afinal, para que se esconder?
· Leia as informações do perfil: verifique se existem dados pessoais e se as postagens mostram algum traço de personalidade ou opinião sobre algum assunto.
· Pesquise imagens no Google: você pode pesquisar uma imagem que aparece no perfil do usuário no Google Imagens. Basta clicar no ícone da câmera e colar a URL da foto, ou arrastar a imagem do computador para o campo de pesquisa ou enviar uma salva na máquina. O Google conseguirá identificar se a foto está sendo usada em outro perfil, postagem, ou notícia, por exemplo.
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