Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Mala extraviada, comida no cinema e mais dicas sobre direitos do consumidor no dia a dia

Semana do Consumidor PROTESTE te traz informações práticas sobre Código de Defesa do Consumidor

18 março 2020 |

Seguimos a comemoração da Semana do Consumidor PROTESTE com dicas sobre o Código de Defesa do Consumidor que podem ser colocadas em prática de maneira fácil no dia a dia. Acompanhe nossas notícias e conheça nossos serviços de proteção às relações com o consumidor.

Queda de energia

Danos a eletroeletrônicos causados por queda de energia podem ser reparados pela concessionária distribuidora de energia

Comida no cinema

Obrigar os consumidores a comprar nas lojas do cinema é considerado venda casada e viola a liberdade de escolha do consumidor.

Mala extraviada

A empresa aérea tem, no máximo, sete dias para voos nacionais e 21 dias em voos internacionais para encontrá-la e enviá-la ao endereço informado no registro de perda.

Viagem gratuita para idosos

As empresas de ônibus de viagem interestaduais são obrigadas a fornecer duas vagas gratuitamente aos idosos acima de 60 anos e com renda inferior a dois salários mínimos e, caso a cota já tenha ultrapassado, um desconto de 50% na passagem em ônibus convencional. O idoso deve solicitar o benefício direto nos pontos de venda da empresa com uma antecedência mínima de três horas do início da viagem. Mas, atenção, essa regra, para viagens aéreas não se aplicam.

Pagamento negado

Caso tente realizar o pagamento de uma conta no caixa de uma agência e esse serviço seja negado, o banco é obrigado a informar quais são as opções fornecidas, seja por caixa eletrônico, internet banking ou lotérica, por exemplo.

Leia também

seu-nome-limpo
direito-do-consumidor

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.